Luta pela Carreira: Sintrajud realiza debate agora: assista e participe

07/02/2024 - Helcio Duarte Filho
Sintrajud convida para debate com videoconferência, às 19h30, para construir a luta pela reestruturação da Carreira e analisar aspectos e problemas do anteprojeto entregue pela Fenajufe ao CNJ

☑️ Live iniciará uma série de atividades de construção desta campanha em 2024;

☑️ Também deve-se analisar a proposta enviada pelo setor majoritário da Fenajufe ao STF e trabalhar pela correção dos problemas;

☑️ Mobilização pela reestruturação da carreira deve andar junto com as lutas pela antecipação da 3a parcela salarial, exigência de recursos para saúde e cumprimento da lei sobre os quintos e demais demandas.

sobre essas lutas – links
‘Dinheiro tem’ luta pela antecipação da parcela salarial continua no PJU
Mobilização no TRT2 pauta luta pela saúde e vai continuar
Sintrajud defende o imediato cumprimento da lei que assegurou a não absorção dos quintos

A Diretoria do Sintrajud está convocando um debate sobre a proposta de plano de Carreira aprovada na 23ª Plenária da federação nacional (Fenajufe), realizada em novembro, em Belém do Pará. A live será no dia 7 de fevereiro de 2024, quarta-feira, às 19h30min, com videoconferência, e iniciará uma série de atividades em torno dessa luta.

Para participar da reunião do dia 7 de fevereiro, às 19h30, clicar aqui

Na Plenária, as servidoras e servidores eleitos nas assembleias para representar a categoria aprovaram, por consenso, uma resolução que buscava construir as bases para unir nacionalmente o conjunto dos trabalhadores do PJU e MPU em torno dessa pauta.

O texto de introdução da resolução observava se tratar de uma proposta que serviria “como ponto de partida para o aprofundamento dos debates na base”. No entanto, o setor majoritário na direção da Fenajufe decidiu encaminhar ao STF e ao CNJ, ainda em dezembro passado, uma minuta de anteprojeto de carreira, para alterar a Lei 11.416/2006.

Na análise do anteprojeto, é possível identificar problemas. Entendemos que é preciso corrigir isso. E o melhor momento, avaliamos, será a próxima Plenária Nacional da categoria, marcada para ocorrer em maio, em Natal (RN).

O encaminhamento da proposta sem tempo para uma melhor avaliação, para que reflita sem desvios a Plenária em Belém e outras deliberações da categoria, levaram os coordenadores da Fenajufe que integram o Coletivo LutaFenajufe, do qual o Sintrajud participa, a não assinar o documento enviado ao STF e ao CNJ.

Categoria tem que decidir

O debate do dia 7 de fevereiro terá como expositores Luciana Carneiro e Fabiano dos Santos, que integram a direção da Fenajufe e o coletivo LutaFenajufe, e Anna Karenina, diretora do Sintrajud. A live do Sintrajud inicia uma série de atividades, junto com outros sindicatos parceiros nesta empreitada, voltadas para a construção desta luta.

Buscando a unidade para defender a reestruturação com valorização e atualização da carreira, recomposição das perdas e correção de distorções salariais. Sem abrir mão da análise crítica do que será defendido e das correções que se avalie necessárias.

Agregando, nesse processo de mobilização, a defesa da antecipação da terceira parcela salarial, dos recursos necessários para a assistência à saúde digna para todos, cumprimento da legislação em relação aos quintos e demais demandas coletivas dos servidores do PJU.

O debate e a luta em torno do modelo de carreira, e os planos de cargos dele decorrentes, integram uma história que, desde os anos 1990, foi ponto de partida de elaborações, mobilizações e greves. Foi motor de conquistas que mudaram o patamar salarial de forma inconteste no PJU. É hora de retomar essa luta. Para defender as pautas da categoria e enfrentar a política fiscal restritiva do governo para os trabalhadores e a voracidade com que setores da magistratura avançam sobre o orçamento.

Acesse

Íntegra do anteprojeto, protocolado pela Fenajufe no STF e no CNJ no dia 14 de dezembro de 2023

Texto explicativo do Sintrajud sobre alguns aspectos do anteprojeto da Fenajufe

Lei 11.416/2006

* Texto originalmente publicado em 02/02/2024, às 18h35.