Sintrajud pauta nomeações, teletrabalho e saúde em reunião com secretária-geral do CNJ

06/05/2024 - Luciana Araujo
Sindicato também teve reunião com o ministro Luiz Fux, no dia 18 de abril, e buscará audiências com os ministros relatores dos temas em pauta no Conselho.

Na tarde desta segunda-feira, 06 de maio, diretores do Sintrajud se reuniram virtualmente com a secretária-geral do Conselho Nacional de Justiça, juíza Adriana Alves dos Santos Cruz, para tratar de demandas da categoria. Embora breve, em decorrência da catástrofe no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a audiência tratou das normas relativas ao teletrabalho, condições do exercício funcional nos regionais paulistas, da necessidade de criação e disponibilização de cargos para o Judiciário Federal no estado de São Paulo e da quebra da isonomia na distribuição dos recursos orçamentários para a assistência em saúde.

A magistrada recebeu as demandas e frisou que houve “uma alteração muito grande no universo dos conselheiros no início do ano, outros três estão chegando, são oito conselheiros novos, e é muito importante que essas questões sejam levadas também a eles e aos relatores” dos respectivos processos, além da presidência. E ressaltou ainda que “o ministro ainda não tem uma posição pública sobre essas questões”, o que, na avaliação da diretoria do Sindicato, torna mais importante a oitiva aos argumentos das entidades representativas dos servidores – sindicatos e a Fenajufe (federação nacional da categoria).

A magistrada também mostrou-se sensível a seguir o diálogo com a categoria e agendar novas audiências com a presidência do CNJ, hoje ocupada pelo ministro Luís Roberto Barroso.

Na reunião a diretoria do Sintrajud também solicitou ainda consideração e apoio institucional à proposta de anteprojeto de reestruturação da carreira encaminhado pela Federação para debate com a cúpula do Poder Judiciário.

No último dia 18 de abril, o diretor do Sindicato Antônio Melquíades (o Melqui) já havia se reunido com o ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux, para que avancem os debates sobre o anteprojeto de valorização da categoria. A diretora da Fenajufe e servidora do TRF-3 Luciana Carneiro também participou desta audiência.

Da esquerda para a direita: Luciana Carneiro, Luiz Fux, Melqui e o assessor jurídico da Fenajufe, advogado Paulo Freire. Foto: Arquivo Sintrajud