Será realizada nesta quinta-feira, 9 de maio, live da CSP-Conlutas que discutirá as principais causas da tragédia climática que atinge o Rio Grande do Sul há pouco mais de uma semana. A atividade visa fortalecer a campanha de solidariedade às famílias afetadas e será transmitida pela página do Facebook e YouTube do Sintrajud e da Central, a partir das 18h30.
Na oportunidade, além de destacar a importância de ajudar os milhares de desabrigados em pelo menos 365 dos 497 municípios gaúchos, a CSP-Conlutas entende que também é preciso combater as causas desses tipos de desastres climáticos, agravados cada vez mais pela negligência dos governos e pela ganância capitalista. A situação revela o resultado da ação humana e do desmatamento intensivo, assoreamento de rios, impermeabilização das cidades e falhas no saneamento básico geradas pela privatização.
Para debater o assunto, Rejane Oliveira, professora em Porto Alegre (RS) e integrante da Secretaria Executiva Nacional e da direção estadual da CSP-Conlutas no RS, e Paulo Barela, também integrante da SEN.
A Central lançou campanha de coleta de doações e arrecadação financeira para ajudar as famílias afetadas (confira aqui a nota da Central).
Até o fechamento dessa reportagem, conforme dados da defesa Civil, são 90 mortes, 131 desaparecidos e 362 feridos. Mais de 1,4 milhão de pessoas foram afetadas pelos fortes temporais que assolam o RS há pouco mais de uma semana.
O Sintrajud soma-se à ccampanha e convida os colegas a participarem, entendendo que o contexto exige ações coletivas.
As contribuições devem ser feitas via PIX, através da chave [email protected], ou via depósito/transferência para Banco do Brasil, agência 3520-3, conta-corrente 26261-7, CNPJ 07.887.926/0013-23 – CSP-Conlutas Central Sindical e Popular.
A Fenajufe e os sindicatos da categoria na região Sul do país também estão realizando campanhas em parceria com outros sindicatos e movimentos sociais (leia aqui).
Leia também:
CSP-Conlutas em campanha para arrecadar doações à população do Rio Grande do Sul