Servidores partem em caravana a Brasília dispostos a barrar ‘reforma’ administrativa

27/09/2021 - Hélio Batista Barboza
Iniciativa organizada pelo Sintrajud envolve servidores da capital e do interior; pressão sobre deputados é considerada decisiva para derrotar PEC 32.

Servidores “recepcionam” parlamentares no Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, antes da votação da PEC 32 na Comissão Especial (Foto: Valcir Araújo)

Parte para Brasília na noite desta segunda-feira, 27 de setembro, e na manhã de terça-feira a caravana do Sintrajud que ajudará a pressionar os deputados com o objetivo de barrar a PEC 32, conforme deliberação da categoria na assembleia do último sábado, 25. Nesta semana 16 pessoas, entre servidores na ativa e aposentados, diretores do Sintrajud e representantes da base da categoria, nos ramos trabalhista, eleitoral e federal participam da mobilização.

Já nesta terça-feira eles vão se juntar a servidores e dirigentes sindicais de outros estados, bem como da Fenajufe, para abordar os parlamentares no desembarque do Aeroporto Juscelino Kubitschek.

Na semana passada, o governo conseguiu aprovar o texto-base da proposta de ‘reforma’ administrativa na Comissão Especial, com 28 votos a favor e 18 contrários. A aprovação, contudo, só foi possível após a substituição de oito integrantes da base governista no colegiado e depois de várias mudanças no texto do relator, o deputado Arthur Maia (DEM-BA).

Mesmo com essas mudanças, o projeto ainda representa um duro ataque aos serviços públicos e aos direitos da população e dos servidores, abrindo caminho para privatizações, redução salarial e apadrinhamento, entre outros retrocessos. “A PEC visa destruir o serviço público, transformando-o em cabidário de empregos, rebaixando os salários e acabando com os concursos públicos”, afirmou o diretor do Sintrajud e servidor do TRF-3 Cléber Borges de Aguiar.

Por outro lado, as dificuldades encontradas pelo governo para aprovar a matéria na Comissão Especial indicam que a PEC pode ser derrotada no plenário, segundo dirigentes sindicais e de servidores que acompanham a tramitação da proposta no Congresso. A avaliação é que o governo não tem os 308 votos necessários para aprovar a PEC em dois turnos de votação.

Eles apontam que a pressão das categorias será fundamental para a rejeição do texto, numa mobilização que inclui ainda a greve por tempo indeterminado a partir da próxima quinta-feira, 30, os atos pelo “Fora Bolsonaro” no dia 2 e as visitas aos gabinetes dos deputados nos estados, além da campanha nas redes sociais.

“Boiada passando”

Os servidores que vão a Brasília também consideram fundamental a caravana que o Sintrajud está enviando para protestar no Congresso. “[Precisamos] mostrar que estamos atentos ao que está sendo feito ali”, disse a oficiala de justiça Graciana Lourenço, da Central de Mandados de Marília. “A boiada está passando enquanto o presidente nos distrai”, declarou Graciana, uma das integrantes da caravana.

“Se não lutarmos agora, pressionando os deputados, pelas redes sociais, e principalmente, fazendo o ‘corpo a corpo’ no Congresso Nacional, sofreremos uma derrota sem precedentes, pois perderemos direitos conquistados com muita luta”, afirmou a servidora aposentada da JF e moradora de Valinhos Maria Aparecida Carletto. “Não somente os servidores públicos, ativos e inativos, serão terrivelmente prejudicados com essa ‘reforma’ administrativa, como toda a população que necessita dos serviços públicos”, acrescentou.

Para outro integrante da caravana, o aposentado José Cândido da Silva, da JF/Santos, “qualquer manifestação é positiva e na atual conjuntura ou você briga ou se omite”.

“A pressão sobre os parlamentares, além das outras mobilizações da categoria, é fundamental para derrubar essa PEC”, destacou Cléber Aguiar, que também está seguindo para as atividades em Brasília.