Vitória: CSJT aprova reajuste da IT para oficiais de justiça na JT

26/08/2022 - Shuellen Peixoto
Com atuação do Sintrajud, Fenajufe e de outras entidades, majoração foi aprovada em sessão nesta sexta-feira, 26; benefício foi equiparado ao fixado na JF, e passará a ser de R$ 2.075,88, com vigência a partir de 1º de setembro.

Reunião com desembargador Brasilino Santos Ramos

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho aprovou em sessão ordinária nesta sexta-feira, 26 de agosto, o reajuste da Indenização de Transporte dos Oficiais da Justiça do Trabalho para o valor de R$ 2.075,88, com vigência a partir de 1º de setembro, mesmo valor recentemente reajustado para os colegas na Justiça Federal.

Na avaliação da diretoria do Sintrajud, a elevação do valor congelado desde 2015, em R$ 1.537,89, é uma vitória do empenho da categoria e das entidades sindicais e associativas em demonstrar a necessidade e viabilidade do reajuste. A diretoria do Sindicato vinha atuando em defesa do reajuste com os conselheiros e suas assessorias. O assunto também foi tratado em reuniões com a administração do TRT-2, cujo presidente é atualmente um dos membros do Conselho. Na semana passada, o diretor Henrique Sales entregou memoriais aos membros do colegiado reforçando a demanda.

Henrique Sales esteve em Brasília entregando memoriais aos conselheiros sobre o reajuste da IT.

Na última segunda-feira, 22 de agosto, diretores do Sintrajud reuniram-se com o relator do processo, desembargador Brasilino Santos Ramos, e destacaram a reivindicação de reajustar o valor da parcela de acordo com a inflação acumulada desde 2006, na medida em que o valor atual já era defasado quando fixado em 2015, ou ainda a equiparação com o valor recentemente reajustado no Supremo Tribunal Federal, para R$ 2.500,00. Além disso, os diretores ressaltaram haver disponibilidade orçamentária na Justiça do Trabalho para que a demanda fosse atendida, ainda que mediante suplementação com remanejamento de recursos (veja matéria aqui).

“Demandamos ao relator que, no mínimo, fosse de imediato equiparado o valor ao da JF, que embora insuficiente para recompor as perdas, ao menos alivia a situação”, afirmou Fabiano dos Santos, diretor do Sintrajud e coordenador da Fenajufe. “Esta decisão foi um avanço para o segmento dos oficiais de justiça, mas seguiremos pleiteando a elevação para um valor condizente com as necessidades para o desempenho da atividade”, destacou Fabiano.