Sintrajud realiza a segunda reunião das servidoras e servidores com deficiência no próximo dia 30 de julho, terça-feira, em formato on-line (via Zoom), às 19h30. A atividade vai contar com o debate “a luta anticapacitista no Brasil”, com a Mayra Ribeiro, que é ativista da causa. Na oportunidade serão apresentados informes sobre a pauta.
Acesse a sala virtual da reunião aqui.
O encontro, que passou a ocorrer na última terça-feira do mês, foi definido na primeira reunião do grupo, em 25 de junho, oportunidade em que foram destacados os desafios enfrentados no cotidiano laboral das pessoas com deficiência do PJU. O objetivo é identificar as reais condições de trabalho desses servidores, os casos de assédio moral e capacitismo, para avançar nas discussões em torno das reivindicações do segmento, que vêm questionando a efetividade das políticas de inclusão do CNJ.
A atividade vai contar com o debate “a luta anticapacitista no Brasil”, com Mayra Ribeiro, que contextualizará o tema, que ganhou amplitude nos anos 2000, embora a pauta seja antiga. Na oportunidade serão apresentados informes de interesse da categoria.
Com a iniciativa, o Sintrajud, além de buscar melhores condições de trabalho para as pessoas com deficiência do Judiciário federal paulista, compromete-se a lutar pela inclusão, pelo combate ao preconceito e pelo respeito à autonomia e aos direitos das pessoas com deficiência, de forma geral.
Aqueles e aquelas que se interessarem em participar da reunião, interagir e tirar dúvidas com os colegas, poderão entrar em contato via WhatsApp do grupo (clique aqui).
Atuação nacional
No Sintrajud, a diretoria tem pautado junto aos parlamentares reivindicações em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Uma das ações de corpo a corpo com resultado favorável ocorreu há pouco mais de uma semana, quando em Brasília as diretoras do Sindicato Isabella Leal (TRT-2) e Rosana Nanartonis (aposentada/TRE) obtiveram do senador Davi Alcolumbre (União Brasil/AP) o compromisso em relação à relatoria do projeto que trata de cotas para pessoas com deficiência (PcD) em cargos de chefia nos serviços públicos (PL 300/2017). Clique aqui para assistir ao vídeo.