Rodrigo Maia nega ‘engavetar’ reforma da Previdência

05/02/2018 - Luciana Araujo

O jornal ‘Folha de S.Paulo’ abriu manchete principal de capa da edição impressa nesta segunda-feira, 5 de fevereiro, informando que o “Sem votos, Maia quer tirar reforma da pauta”. Na versão online, o título da matéria cravava “Maia quer engavetar reforma da Previdência”. A “notícia” deixou parte dos leitores animados, mas a verdade é que o presidente da Câmara dos Deputados segue insistindo na votação do fim do sistema de seguridade social consolidado na Constituição de 1988.

Em contato com a assessoria de comunicação da Presidência da Câmara, a reportagem do Sintrajud confirmou a informação de que o posicionamento oficial de Maia é que “antes do dia 20 de fevereiro, não há da minha parte nenhum posicionamento para tirar a reforma da Previdência da pauta da Câmara”. A única coisa que pode fazer a reforma não ser votada no próximo dia 19 é falta dos 308 votos necessários para aprovar em dois turnos a PEC 287-A. Até o momento o Planalto afirma contabilizar 270 votos contra os trabalhadores.

Manter e intensificar a mobilização é a única possibilidade de derrotar o governo e impedir a votação da reforma da Previdência. Por isso o Sintrajud se incorpora no calendário nacional aprovado na reunião do Fórum Nacional de Servidores Federais ocorrida em Brasília neste fim de semana.