TRT-2: Setorial enfatiza preocupação com mudança do Administrativo

25/10/2023 - Niara Aureliano
À direção do Sindicato, a presidente do Tribunal afirmou que ainda estuda a viabilidade de realocação para a Av. Rio Branco.

Reunião com a presidente do TRT-2, em 20 de outubro [Arquivo Sintrajud]

Em assembleia setorial na noite desta terça-feira, 24 de outubro, servidoras e servidores do TRT-2 avaliaram os impactos de uma possível realocação da Unidade Administrativa I, hoje em funcionamento no Edifício Millenium, na Barra Funda, para o prédio localizado na Av. Rio Branco.

Violência na região, conhecida como Cracolândia, e alteração no desempenho das atividades funcionais, tendo em vista a distância de outros setores que possuem atuação complementar, foram os principais pontos discutidos.

A setorial, que ocorreu via plataforma Zoom, foi marcada para apresentar a devolutiva da reunião da última sexta-feira (20) com a presidente do TRT, desembargadora Beatriz de Lima Pereira, e a juíza-auxiliar Sandra Bertelli sobre o tema. À direção do Sindicato, a presidente afirmou que ainda está estudando a viabilidade de realocação e que tem como objetivo ocupar o espaço do conjunto próprio do Tribunal. O espaço hoje utilizado no edifício Millenium é alugado.

Os servidores receberam a informação sobre a possibilidade de mudança com preocupação, justificável a partir de dados do levantamento realizado pela Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP): no Centro de São Paulo acontece, em média, um roubo a cada 30 minutos. Foram registradas 13.478 ocorrências nas oito delegacias da região Central entre janeiro e julho de 2023. A estimativa é de que, inclusive, esse dado corresponda a apenas 40% a 50% do total, dada a subnotificação. Esse é o maior número para o período desde 2001, que marca o início da série histórica da SSP.

Os ataques não acontecem só a noite. São comuns relatos de furtos a transeuntes na região, e inclusive com quebra de vidros de automóveis para furtos de aparelhos celulares. A parada no farol costuma ser momento de tensão. Em viagens por aplicativo, os próprios condutores orientam que o passageiro não deixe aparelhos eletrônicos à vista.

A diretora do Sindicato e servidora do TRT Camila Oliveira, que participou da reunião com a Administração junto ao coordenador da Fenajufe Fabiano dos Santos e ao coordenador Jurídico do Sindicato, advogado César Lignelli, reforçou a importância da participação dos colegas para que decidam conjuntamente os próximos passos da luta. A compreensão é de que é necessário intensificar a pressão para que servidores não sejam realocados para a região.

“[Na reunião] Falamos da questão da segurança, do horário de atendimento; da dificuldade que seria por exemplo uma mudança de horário, se for esse o caso, por ser perigoso sair à noite [do local]. Como funcionaria todo o Administrativo em outro horário? Lembramos da rotina das pessoas que têm filhos, rotina de vida organizada na Barra Funda e que uma mudança como essa não pode ser abrupta e precisa considerar a perspectiva de quem irá trabalhar no local”, informou Camila.

Ela ressaltou que em lutas como esta, que envolvem debate de segurança e integridade física dos colegas, a solidariedade precisa ser o tom – e, portanto, frisou que o engajamento dos colegas será fundamental para intensificar a luta. As diretoras Isabella Leal e Lynira Sardinha também fizeram o chamado para que as servidoras e servidores acompanhem nas redes e site do Sintrajud as novidades da mobilização sobre este e outros temas.

Assistência médica

Na assembleia também foi dado o informe da importante vitória no TRF-3, que devolverá descontos retroativos referentes a planos de saúde administrados pela Unimed Seguros (leia aqui). Comunicado divulgado em 24 de outubro pela Divisão de Saúde do Tribunal anunciou que serão devolvidos os valores descontados retroativamente de janeiro a abril e cancelada a cobrança de maio e junho, prevista para ocorrer nos meses de novembro e dezembro.

A diretora Isabella Leal celebrou a vitória. “Quando os servidores se mobilizam junto ao Sindicato, nós conseguimos vitórias frente à Administração. É importante que a gente se una para garantir a isonomia do benefício em saúde entre juízes e servidores, para ampliar a verba para saúde no TRT, além da não realocação para a Rio Branco”, finalizou.