Termina sexta (9) eleição ao Comitê Regional do Programa Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do TRT

09/02/2024 - Niara Aureliano
Sindicato terá a diretora Isabella Leal, servidora do TRT, como representante sindical no Comitê

Termina o prazo às 23h59 desta sexta-feira, 9 de fevereiro, para eleger quatro representantes ao Comitê Regional do Programa Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região. Servidoras e servidores podem votar para eleger um(a) servidor(a) com deficiência; servidor(a) negro(a); servidora mulher; e servidor(a) LGBTQIAP+.

O grupo é composto ainda por servidor(a) com mais de 60 anos, servidor(a) preferencialmente vinculado à área de sustentabilidade, indicado pelo titular da Diretoria-Geral da Administração, um magistrado(a) indicado pela presidente do Tribunal e magistrado(a) eleito pelos pares desembargadores e juízes(as).

O Sintrajud solicitou e teve o pedido deferido a uma vaga para representação sindical ao Comitê, indicando à composição ampliada do espaço a Coordenadora Executiva do Sindicato Isabella Leal, servidora do TRT-2.

Isabella Leal, diretora do Sintrajud

Serão atribuições do Comitê, segundo o Ato GP nº 8, de 17 de janeiro de 2024, propor, promover e realizações ações voltadas para o tema, e subsidiar as áreas administrativas e judiciárias no encaminhamento de propostas que articulem e encandeiem ações sobre equidade de gênero, de pessoas LGBQIAP+, de pessoas negras, que promova a inclusão de pessoas com deficiência, além de fiscalizar encaminhamentos dados às denúncias de violações de Direitos Humanos, práticas discriminatórias ou conflitos nas relações de trabalho por motivo de discriminação.

Partindo desta compreensão, o Sindicato peticionou compor o Comitê, visando influenciar na construção de ações pela promoção da equidade, que valorizem a diversidade e inclusão como inegociáveis demandas civilizatórias da classe trabalhadora.