Sintrajud reforça campanha em defesa do reajuste salarial dos servidores públicos federais. Dinheiro, tem!

04/03/2024 - Giselle Pereira
Participe da luta para que o governo atenda às reivindicações do funcionalismo público federal, tendo em vista que há recursos. Envie o texto às autoridades.

Como parte da Campanha Nacional por Direitos Sociais, promovida pela Auditoria Cidadã da Dívida em parceria com diversas entidades, foi lançada nesta semana ação para pressionar o Poder Executivo a atender às reivindicações do funcionalismo público federal. Em pauta, reajuste salarial que corrija perdas inflacionárias, e no caso da categoria representada pelo Sintrajud, também a defesa da antecipação da terceira parcela do reajuste conquistado com a Lei 14.523/2023.

Clique aqui e envie sua mensagem aos representantes do Poder Executivo e fortaleça a luta.

O ‘novo’ arcabouço fiscal, aprovado em agosto do ano passado, com regras fiscais que atacam o funcionalismo, congelando os salários e contratações, coloca em risco, inclusive — no caso dos trabalhadores do Judiciário Federal — a antecipação da terceira e última parcela do reajuste, prevista para fevereiro de 2025, de 6,13%. A conquista quebrou quase sete anos de remunerações congeladas, porém não foi capaz de repor as perdas acumuladas — que somente nos quatro anos de governo Bolsonaro somaram quase 30%; hoje esse percentual ultrapassa 53% em um grupo de categorias e estão em 46,5%, em média.

Portanto, a direção do Sintrajud aponta que é preciso organizar e construir, com os sindicatos, uma mobilização nacional, convocando a categoria a efetivamente participar desta luta. E reforçar nessa mobilização a luta em defesa de um novo plano de carreira.

Disputa de orçamento

Maria Lucia Fattorelli, coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida e auditora fiscal aposentada, destaca que a União fechou o ano com quase R$ 5 trilhões em caixa em 31/12/2023, sendo R$ 1,654 trilhão na Conta Única do Tesouro Nacional; R$ 1,334 trilhão no caixa do Banco Central e R$ 1,718 trilhão em Reservas Internacionais. Então, não falta dinheiro e o governo pode atender às reivindicações do funcionalismo público federal.

A injustificada remuneração diária aos bancos (“Bolsa Banqueiro”) atingiu R$ 181 bilhões em 2022, valor muito superior aos R$ 158 bilhões necessários para repor por um ano todas as perdas inflacionárias acumuladas pelo funcionalismo público federal desde 2010.

Campanha

Clique no link acima e envie sua mensagem diretamente para as autoridades responsáveis. A ferramenta está otimizada para smartphones, mas se preferir, você pode copiar o texto e os endereços de e-mail listados ao final da carta e enviar manualmente. Veja abaixo:

Brasília, 27 de fevereiro de 2024

Às autoridades do Poder Executivo

Presidente da República – Luiz Inácio Lula da Silva
Ministro da Fazenda – Fernando Haddad
Ministra do Planejamento e Orçamento – Simone Tebet
Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – Esther Dweck
Ministro da Educação – Camilo Santana
Ministra da Saúde – Nísia Trindade
Ministro do Trabalho e Emprego – Luiz Marinho
Ministro da Casa Civil – Rui Costa
Ministro da Previdência Social – Carlos Lupi
Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República – Márcio Macêdo
Secretário de Relações de Trabalho – José Lopez Feijóo
Secretário Executivo do MPO – Gustavo Guimarães
Secretário-executivo do Ministério da Fazenda – Dario Carnevalli Dorigan

Cumprimentamos Vossas Excelências e desejamos sucesso diante da imensa responsabilidade por parte do Poder Executivo no atendimento às urgentes demandas sociais face às inaceitáveis desigualdades presentes em nosso país.

Como parte da Campanha Nacional por Direitos Sociais entendemos que o fortalecimento da Democracia e do respeito ao conjunto da sociedade passa pelo fortalecimento da estrutura do Estado e da garantia à remuneração digna ao conjunto de servidores e servidoras, que prestam serviço diariamente à sociedade, que correram riscos para salvar inúmeras vidas no recente episódio da pandemia e que acumulam perdas inflacionárias que ultrapassam 53% em um grupo de categorias e estão em 46,5% em média.

Diante disso e considerando a iminência de mais uma reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) pedimos que sejam atendidas as reivindicações do conjunto de servidores públicos, tendo em vista que temos recursos abundantes para isso.

O Governo Federal chegou a quase R$ 5 TRILHÕES em caixa em 31/12/2023 (https://www.bcb.gov.br/content/estatisticas/hist_estatisticasfiscais/202401_Tabelas_de_estatisticas_fiscais.xlsx (Tabela 4, Linhas 44, 50 e 52), e Serie Temporal do BCB nº 13.621):

• R$ 1,654 TRILHÃO na Conta Única do Tesouro Nacional;
  • R$ 1,334 TRILHÃO no caixa do Banco Central, e
  • R$ 1,718 TRILHÃO em Reservas Internacionais!

A injustificada remuneração diária aos bancos (“Bolsa Banqueiro”) atingiu R$ 181 bilhões em 2022, valor este muito superior aos R$ 158 bilhões necessários para repor por um ano todas as perdas inflacionárias acumuladas pelo funcionalismo público federal desde 2010! Portanto, as reivindicações do funcionalismo são perfeitamente possíveis de serem atendidas.

Desde já agradecemos a atenção dispensada a esse pedido e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,

Maria Lucia Fattorelli
Coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida

Segue abaixo a lista com os e-mails caso queiram enviar separadamente: