NOTA: RESPEITO! A inteligência dos trabalhadores e trabalhadoras não é artificial

30/04/2024 - Redação
Sintrajud manifesta solidariedade a colegas do TJ-Rondônia e repudia assédio moral coletivo.

Em recente solenidade de posse de novos servidores no Tribunal de Justiça de Rondônia, o secretário-geral do órgão afirmou aos trabalhadores ingressantes que “vocês estão somando a este time para ajudar a carregar esse fardo, que parece ser bom, e é, mas também é pesado. E tem mais uma coisa: quando vocês entram na instituição, vocês pesam negativamente no número de gasto, em relação ao número de processos. Não é que chegam para somar, vocês chegam para pesar em gasto. E isso perde ponto. Então, efetivamente, esses pontos perdidos devem ser compensados em produtividade”.

Uma fala que teve mais o conteúdo de ameaça que de boas-vindas, desrespeitosa ao tratar servidores e servidoras recém aprovados e o conjunto da categoria como um “peso”, “gasto” e algo que não soma, mas exige compensação.

Os servidores e servidoras do país inteiro, do Judiciário Estadual e Federal, vêm assistindo indignados ao vídeo divulgado pelo ‘Portal Migalhas’. A federação da categoria de trabalhadores dos TJs (Fenajud) emitiu nota em repúdio.

Leia aqui a nota da Fenajud

“Essa fala do juiz foi um assédio moral coletivo contra todas trabalhadoras e todos os trabalhadores da Justiça Estadual e Federal. Precisamos de muita unidade e luta pra barrar mais esse desrespeito. Não vão nos calar. Assédio, não! Nenhum direito a menos!”, destaca a diretora do Sintrajud e servidora aposentada do TRF-3 Ana Luiza de Figueiredo Gomes.

O Sintrajud soma-se a esta indignação e enfrentamento à lógica do assédio moral, que vê os trabalhadores apenas como peças de uma engrenagem autoritária e inquisidora.

Em meio ao avanço da magistratura sobre o orçamento do Poder Judiciário e ameaças de ‘reforma’ administrativa, não aceitaremos tentativas de intimidação a toda uma categoria para que tudo continue como está.

Em tempos de inteligência artificial há quem pense que o valor-trabalho pode ser substituído por máquinas que apenas aceitam as informações alimentadas. A contradição é que até para alimentar a AI é necessário trabalho. E nós, trabalhadoras e trabalhadores, exigimos RESPEITO! Não vamos tolerar agressões gratuitas a quem faz a justiça se efetivar.

São Paulo, 30 de abril de 2024.

Diretoria executiva do Sintrajud

Confira abaixo, em vídeo, a declaração do juiz: