Sintrajud pede ao presidente do TST e ao DG do TSE empenho para antecipar parcela salarial em 2024

22/12/2023 - Helcio Duarte Filho
Também foram tratados outros temas; questionado, ministro Lelio Corrêa disse que há previsão de recursos para preencher vagas de pessoal existentes na JT

Com base em dados da assessoria econômica que mostram haver disponibilidade orçamentária ao menos para atender parte das reivindicações dos servidores, o Sintrajud reforçou, em audiência com o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), a defesa da antecipação para 2024 da terceira parcela do reajuste salarial. O Sindicato também conversou com o diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral, Rogério Galloro.

O ministro Lelio Bentes Corrêa recebeu em audiência, por videoconferência, o diretor do Sintrajud Antonio Melquíades, o Melqui. A reunião ocorreu na tarde da quinta-feira, dia 21 de dezembro de 2023.

“No início da conversa perguntei como estava a tratativa com o relator do Orçamento, deputado Luiz Carlos Motta [PL-SP] , para preenchimento das vagas hoje existentes na Justiça do Trabalho, cerca de 1.800 vagas. Ele disse que o relator assegurou recursos no Anexo V do orçamento para essa finalidade”, informa Melqui.

Segundo o presidente do TST, com isso, o objetivo é em 2024 dar posse ao maior número possível de concursados para preencher o déficit de pessoal existente na JT. O concurso que está em vigor vence em março de 2025. O orçamento da União para 2024 foi aprovado pelo Congresso Nacional na tarde desta sexta-feira (22). Ao abordar esse assunto, Melqui também pediu especial atenção para São Paulo, diante do volume de processos do tribunal.

Saúde

“Em seguida coloquei para o presidente a posição dos servidores por um tratamento equânime entre juízes e servidores em relação ao auxílio-saúde”, relata o dirigente do Sindicato. O presidente do Tribunal Superior do Trabalho concordou que o tratamento não pode ser diferenciado – assinalou que saúde é um direito humano -, disse desconhecer que haja tratamento diferenciado e, diante da observação do servidor, prometeu olhar com atenção para essa pauta.

Ainda sobre saúde, o ministro respondeu que os recursos que acabaram de ser destinados ao auxílio não se referem ao cumprimento da Resolução 500 do Conselho Nacional de Justiça, o que ainda está por ser atendido. O dirigente do Sindicato obteve a confirmação, com a administração do tribunal, que estes recursos saíram de uma sobra orçamentária.

Saldo e antecipação

O Sintrajud vem, já há alguns meses, alertando e trabalhando com os dados de análise da assessoria econômica que apontam para saldos orçamentários nos tribunais. O Sindicato vem atuando para que estes recursos também atendam às demandas e legítimas pautas da categoria.

O ponto central da reunião foi a defesa da antecipação da terceira parcela do reajuste salarial de 2025 para 2024. O representante do Sintrajud abordou a situação orçamentária da Justiça do Trabalho e a viabilidade da antecipação do reajuste. “Ele disse que este ano não haveria mais como ver isso, mas a partir de janeiro isso será estudado pelo TST e pelo CSJT”, disse Melqui.

TSE

O Sintrajud também levou mais uma vez à administração do Tribunal Superior Eleitoral a reivindicação da antecipação salarial. Em outra reunião, Melqui conversou com o diretor-geral do TSE, Rogério Galloro, sobre o assunto. O diretor-geral, no entanto, disse que no momento esta não era uma prioridade do tribunal.

O representante sindical, então, insistiu nessa pauta, lembrou a grande defasagem dos salários, após anos sem reposição das perdas inflacionárias. “É importante destacar que essa pauta segue atual e o Sindicato seguirá defendendo a antecipação. Tanto para Eleitoral, quanto para os demais tribunais, é preciso trazer os servidores para mobilização, pois não haverá nada sem isso”, alerta Melqui.

Audiência com o presidente do TST, ocorrida no dia 21 de dezembro