Sintrajud manifesta repúdio às demissões e apoio à campanha pela reintegração dos metroviários de SP

06/11/2023 - Redação
Demissões são um ataque às trabalhadoras e aos trabalhadores, ao direito de greve e a quem defende transporte público e de qualidade para população.

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo (Sintrajud) manifesta seu profundo repúdio diante da demissão arbitrária de oito metroviários, promovida pela direção do Metrô de São Paulo a mando do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e apoia a reintegração imediata dos trabalhadores.

Um ataque político em resposta à greve unificada de 24 horas do Metrô, CPTM e Sabesp que paralisou no Metrô 100% da operação, realizada no dia 3 de outubro. A ação do governador revela um projeto de destruição dos serviços públicos, expressa na entrega do patrimônio público do estado para empresas privadas. Portanto, uma investida à toda a categoria e à população.

Durante a greve, os trabalhadores demonstraram, mais uma vez, compromisso social, sobretudo com as pessoas que dependem desses serviços públicos para sua mobilidade e acesso à água de qualidade. Privatizá-los coloca em risco o atendimento às necessidades básicas da sociedade, evidenciando o lucro acima do bem-estar da população de forma geral.

Portanto, manifestamos nossa solidariedade de classe à categoria dos metroviários por entender que tais demissões são fruto de uma perseguição política por parte do governador Tarcísio de Freitas e da direção do Metrô. O Sintrajud se soma à luta dos metroviários em rechaço às retaliações, sobretudo a quem está na linha de frente contra a privatização e as terceirizações. Assim, oferecemos nosso apoio à campanha pela anulação das demissões dos metroviários e em defesa do direito à greve.

Continuamos na luta contra as investidas de Tarcísio de Freitas ao funcionalismo do estado de São Paulo e contra a “reforma” administrativa (PEC 32) — que precariza os serviços públicos —, e as privatizações dos governos estadual e federal.

Não às privatizações! Não às demissões dos metroviários!

Pela garantia do direito de greve, já!

Diretoria Colegiada do Sintrajud
Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo