Sindicato organiza caravana a Brasília para atividades organizadas pela Fenajufe contra a PEC 32

02/09/2021 - Luciana Araujo
Inscrições estão abertas até a próxima segunda-feira, 06 de setembro; caravaneiros devem permanecer na capital federal para a jornada de mobilização respeitando as regras de segurança sanitária.

O Sintrajud abre inscrições para servidoras e servidores sindicalizados que tenham interesse em participar das atividades de pressão junto aos parlamentares contra a aprovação da ‘reforma’ administrativa (PEC 32/2020). As inscrições estão abertas até a próxima segunda-feira (6 de setembro), às 14h, por meio do formulário disponível clicando aqui.

Diante da possibilidade de que o relatório substitutivo apresentado pelo deputado Arthur Oliveira Maia (DEM-BA), que anunciou em discurso à imprensa a intenção de votar o parecer até o final da segunda quinzena de setembro, as entidades articuladas no Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Federais (Fonasefe), dentre elas a Fenajufe, estão organizando uma semana de pressão corpo-a-corpo no Congresso Nacional, respeitando as regras sanitárias. As centrais sindicais também somam esforços na defesa do funcionalismo e dos serviços públicos.

Se efetivamente for votada na comissão especial (houve já diversos adiamentos nos calendários anunciados pelos deputados governistas em razão da mobilização dos servidores públicos), a matéria vai ao Plenário da Câmara dos Deputados para ser votações em dois turnos que precisarão de 308 votos favoráveis para aprovação. Quando da ‘reforma’ da Previdência, o então presidente da Casa, Rodrigo Maia (sem partido/RJ) comandou o ‘tratoraço’ do governo Bolsonaro e encaminhou a quebra dos interstícios entre as sessões de votação para acelerar a votação da Emenda Constitucional 103. Por isso, as direções das entidades nacionais e do Sintrajud avaliam que a semana de mobilização nacional unificada e coordenada é decisiva para impedir a aprovação da PEC 32/2020 e consequente destruição dos serviços públicos.

A direção do Sintrajud ressalta a importância de os servidores e servidoras avaliarem suas condições de permanecer em Brasília a partir do dia 13. No dia 15 as atividades devem começar com uma ação de abordagem aos deputados já no aeroporto Juscelino Kubitscheck, até o fim da tarde do dia 17. Também é importante que os participantes da caravana tenham assegurado o ciclo vacinal contra a covid-19, não estejam com sintomas da síndrome do novo coronavírus ou tenham mantido contato com pessoas que possam estar infectadas. Conviventes com pessoas que integram os grupos de risco também devem avaliar sua participação na atividade.