Servidores lutam contra o desmonte da Justiça Trabalhista

15/08/2017 - Shuellen Peixoto

Servidores do TRT realizarão assembleia para debater os ataques à Justiça do Trabalho e aos direitos dos servidores, nesta quinta-feira, 17, às 13h, no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa.

Dentre as pautas da assembleia, está a discussão sobre as medidas que o Tribunal têm adotado em relação aos servidores, frente ao quadro de restrição orçamentária e de pessoal que tem avançado com mais força desde a aprovação da emenda constitucional 95/2016, que congela as despesas públicas por 20 anos.

A reforma administrativa que vem sendo implementada sem negociação com a categoria é parte destas medidas do TRT. No primeiro momento, os oficiais de justiça são os principais atingidos, por conta da medida da Administração que pretende tirá-los das centrais de mandados e alocá-los nas varas. No entanto, há também remanejamento de outros servidores sem comunicação prévia.

Na opinião da servidora Inês Leal, diretora do Sindicato, a medida do Tribunal não resolve o problema de falta de servidores e tende a gerar distorções em relação à gestão do trabalho e atribuições dos servidores. “A Administração desrespeita as pessoas; o que está acontecendo é um assédio moral institucionalizado”, definiu Inês.

Plano de saúde

A discussão sobre a situação do plano de saúde, que deve ser objeto de nova licitação no próximo ano, também será parte da assembleia.

A comissão gestora do plano de saúde do TRT apresentou na última semana um diagnóstico sobre a situação do plano atual, que pode servir de base para o edital da próxima licitação. “Todas as informações sobre os custos do plano são fornecidas pela própria operadora”, observou Marcus Vergne, servidor do Tribunal e diretor do Sintrajud. “Precisamos acompanhar o processo licitatório e debater com a comissão gestora”, defendeu.

Outra frente de luta é a dos recursos para o custeio do plano, conforme lembrou o servidor Tarcísio Ferreira, também diretor do Sindicato. “Temos de enfrentar uma batalha muito grande com os tribunais e o Governo, por mais verbas para a assistência médica, para que os servidores não tenham de arcar com o aumento e o custeio, perdendo parcelas ainda maiores de seus salários”, afirmou.

Participe da assembleia

O Sintrajud convida todos os servidores da Justiça Trabalhista para participar da assembleia que será nesta quinta-feira, 17, às 13h, no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa. O objetivo é debater os ataques contra a Justiça do Trabalho e o serviço público, e seus impactos nas condições de trabalho, além de organizar a luta contra os projetos e reformas do Governo Federal que retiram direitos.