Semana de mobilização em Brasília une luta geral pelo reajuste a pautas específicas do PJU 


31/05/2022 - Helcio Duarte Filho
Delegação do Sintrajud participa da mobilização em Brasília, que teve ato na Praça dos Três Poderes e terá atividades na Câmara, Senado e STF 

Delegação do Sintrajud que está em Brasília participou, na manhã desta terça-feira, 31 de maio de 2022, de manifestação conjunta do funcionalismo na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O ato pela recomposição salarial emergencial e em defesa dos serviços públicos terminou na Praça dos Três Poderes. 

A categoria também cobra da cúpula do Judiciário respeito à previsão constitucional de revisão anual dos salários. Leva ainda à capital do país as pautas específicas do setor, como a luta pelo NS para os técnicos, contra o projeto de desjudicialização e pelo reajuste da indenização de transporte dos oficiais de justiça. Também defende que a proposta referente aos quinquênios não pode ser restrita a magistrados e procuradores, o que caracterizaria um privilégio injustificável. 

À tarde, a partir das 14 horas, a mobilização será na Câmara dos Deputados, num ato político no Auditório Nereu Ramos, em defesa dos serviços públicos e das reivindicações dos servidores. À noite, haverá reunião na Fenajufe para avaliar a construção da greve. 

A servidora Luciana Carneiro, da direção do Sintrajud e da coordenação da federação nacional, ressalta que a campanha salarial da categoria entra num momento especialmente relevante. “É uma semana de mobilização muito importante. Vão ocorrer assembleias nas mais diversas entidades de base da federação para definir sobre o indicativo de greve no Judiciário Federal para o dia 15 de junho. E esses atos [em Brasília] serão muito importantes para dar visibilidade a esta luta”, observa. Em São Paulo, o Sintrajud convocou assembleia geral da categoria para o dia 2 de junho.

A mobilização continua na quinta (1), com atividades no Senado e, depois, no STF. “A gente precisa também avançar para um processo de mobilização que pressione de fato as administrações do Poder Judiciário, para que elas tratem os assunto da recomposição salarial dos servidores com a devida atenção”, defende Fabiano dos Santos, que está em Brasília e integra a direção da federação e do Sintrajud. 

Programação:

Aconteceu

30/5:  Ato político pela recomposição da Indenização de Transporte dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais, ocorrido durante a sessão do Conselho da Justiça Federal. 

31/5: Ato público dos Servidores Públicos Federais, convocado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fnasefe), do qual a Fenajufe é integrante. Teve concentração no Espaço do Servidor, caminhada pela Esplanada dos Ministérios e terminou na Praça dos Três Poderes. 

Vai Acontecer

14 horas: Ato Político “Pela valorização das Servidoras e Servidores Públicos: Recomposição Inflacionária Já”, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. O objetivo é pressionar o governo e engajar os parlamentares (deputados e senadores) na luta pela recomposição salarial dos servidores e servidoras.

01/6 Manhã: Atividade no Congresso Nacional – Permanência em Brasília com mobilização junto aos parlamentares, com entrega de carta, referente aos seguintes temas: quinquênios, NS, Desjudicialização e recomposição salarial.

01/6 Tarde: Atividade no STF para entrega materiais da Fenajufe aos ministros e suas assessorias
acerca dos seguintes temas: NS e recomposição salarial.

Servidoras e servidores do PJU em São Paulo participaram do ato desta terça (31). Fotos: Valcir Araújo

 

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM