Reunião nacional vai preparar luta contra a reforma da Previdência

24/02/2017 - joebetho

Tendo como principal objetivo organizar a luta contra a reforma da Previdência, os servidores públicos federais preparam uma reunião nacional da categoria, em Brasília, para o dia 9 de fevereiro. A atividade está sendo convocada pelo Fórum das Entidades Sindicais Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe).

A Proposta de Emenda Constitucional 287 se encontra na Câmara dos Deputados e modifica vários aspectos do sistema previdenciário público brasileiro. Todas as mudanças são prejudiciais aos trabalhadores. Aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara em dezembro, a proposta será analisada por uma comissão especial, a ser criada após o retorno das atividades legislativas em Brasília, que ocorre no início de fevereiro.

A convocação da reunião ampliada partiu do primeiro encontro da coordenação do Fonasefe, da qual faz parte a Fenajufe. Devem participar representantes de entidades sindicais do funcionalismo de todo o país.

Prevaleceu o consenso sobre a necessidade de investir na unidade e intensificá-la, nesse primeiro encontro do ano, que reuniu 11 entidades nacionais do funcionalismo e uma central sindical (CSP-Conlutas). Os servidores também apontaram a primeira paralisação nacional contra a reforma da Previdência, prevista para 8 de março, Dia Internacional das Mulheres. A data foi incorporada, dois dias depois, na reunião das centrais sindicais para tratar da luta em defesa do direito à aposentadoria, ocorrida na sede do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

As articulações são parte da tentativa de costurar uma ampla aliança, entre as organizações sindicais e outros setores da sociedade civil, para tentar impedir a aprovação da emenda constitucional que fixa os 65 anos como idade mínima para a aposentadoria. “Houve acordo de que não são iniciativas isoladas, por categorias, que vão conseguir barrar a reforma, mas uma grande unidade dos trabalhadores”, relata a servidora Elcimara Souza, da direção da Fenajufe.

A proposta de paralisação foi ratificada na reunião da direção da Fenajufe com participação de representantes de 23 sindicatos filiados, em 21 de janeiro, em Brasília. A orientação é para que todos os sindicatos convoquem assembleias, debatam nos locais de trabalho e preparem atividades e paralisações para o dia 8 de março. Há pressa em colocar nas ruas o movimento contra a reforma, já que o governo Temer, por seu lado, busca articular no Congresso Nacional uma tramitação rápida e com breve debate.