‘Reforma’ administrativa: Servidores fazem novo tuitaço nesta quarta-feira, 16, às 9h

15/06/2021 - Shuellen Peixoto
Mobilização contra a PEC 32 acontece no dia em que está marcada para acontecer a reunião da comissão especial; trabalhadores pressionam para que parlamentares votem contra o mérito da Proposta.

No mesmo dia em que acontece a primeira reunião da Comissão Especial que analisará o mérito da Proposta de Emenda Constitucional 32/2020, servidores de todo o país farão um novo ‘tuitaço’ para reforçar a pressão nas redes sociais contra a a aprovação da ‘reforma’ administrativa (PEC 32/2020). A ação de postagens coletivas no mesmo horário, com a hashtag #PEC32Nao, acontece nesta quarta-feira, 16 de junho, a partir das 9h, e o objetivo é lotar a rede social Twitter com mensagens em defesa dos serviços públicos e com denúncias dos impactos da aprovação da PEC 32.

Em ao menos três dessas iniciativas, a luta dos servidores repercutiu na TV Globo, no programa da jornalista Fátima Bernardes, que comenta os assuntos do momento em discussão na rede durante o período de exibição do ‘Encontro’. Furar o bloqueio da mídia para dialogar com o conjunto da população sobre os efeitos da ‘reforma’ para o conjunto dos brasileiros é outro desafio na luta contra a aprovação da PEC 32.

A #SalveOServiçoPúblico no programa ‘Encontro’.

A comissão especial da PEC 32 foi instalada na última quarta-feira, 9 junho, na Câmara dos Deputados, tendo 34 titulares e o mesmo número de suplentes, com os deputados Fernando Monteiro (PP-PE) e Arthur Maia (DEM-BA) nos postos de presidente e relator, respectivamente. O colegiado tem até 40 sessões para analisar o mérito da proposta, mas o governo Bolsonaro e o Congresso Nacional querem acelerar a tramitação. No mesmo dia da instalação da comissão, pela manhã, entidades sindicais do funcionalismo e a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, da qual o Sintrajud participa, realizaram um ato próximo à entrada do Anexo II da Câmara (veja aqui).

A mobilização nas redes sociais tem chamado atenção para o tema e pressionado contra a aprovação da proposta que  desmonta o Estado, aprofunda a precarização e privatização dos serviços públicos, além de atacar direitos históricos do funcionalismo. Por isso, a diretoria do Sintrajud convida toda a categoria para participar do ‘tuitaço’ com a #PEC32Nao.