Presidente do TRF-3 responde ao Sindicato: ‘não há estudo para extinção da 5ª Vara de Ribeirão’

18/09/2023 - Luciana Araujo
Após dois requerimentos e crítica ao silêncio sobre questionamentos e denúncias, Marisa Santos se pronuncia.

Poucos minutos após a divulgação da reportagem sobre as ameaças de extinção ou transformação da 5ª Vara Federal de Ribeirão Preto e cobranças do Sindicato e entidades do sistema de justiça contra a medida sobre a qual a notícia já vinha sendo tratada como tema corrente, a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora Marisa Santos, se manifestou. O gabinete da presidência enviou mensagem ao Sindicato por e-mail informando que “não há, no âmbito desta Presidência, expediente relativo a estudo de Vara de Ribeirão Preto e de extinção da 5ª Vara.”

Embora lacônica, a mensagem revela a importância da mobilização, visto que até mesmo a manifestação da Corregedoria Regional não negava a intenção de acabar com a Vara (leia mais aqui).

O Sindicato voltou a questionar a administração se, além da extinção, também está descartada a hipótese de transformação da Vara em unidade do Juizado Especial Federal, mas até a publicação deste texto ainda não havia resposta a esta pergunta em específico. O Sindicato seguirá acompanhando o assunto.