Plenária da Fenajufe começa com carimbó e debate sobre a conjuntura

23/11/2023 - Luciana Araujo
Delegação do Sintrajud participa da atividade com representação dos ramos do Judiciário Federal em São Paulo.

Fotos: Gero Rodrigues

Com a animação do carimbó, em uma apresentação do grupo regional Carimbolando, a 23ª Plenária Nacional Ordinária da Federação Nacional da categoria (Fenajufe) teve início nesta quinta-feira (23 de novembro). Delegações com representantes dos sindicatos filiados de todo o país, incluindo o Sintrajud, participam da atividade, que acontece até o dia 26 e vai debater a atualização do plano de lutas da categoria para o próximo período.

A Plenária é uma instância estatutária que discute a implementação e regulamentação das deliberações dos congressos da Federação. Na pauta desta vez está em destaque a defesa da valorização da carreira judiciária e propostas para um plano de carreira da categoria.

Jorge Sotelo, representante da Federação do Judiciário da Argentina, e Pablo Elisalde, da Associação de Funcionários do Judiciário do Uruguai, prestigiam o evento, reafirmando a unidade latino-americana das categorias judiciárias. Gustavo Brasil, procurador da capital paraense, representou o prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL).

Sotelo destacou a derrota do progressismo para Javier Milei, dublê de Bolsonaro e Donald Trump eleito presidente no último dia 19 na Argentina. “No domingo sofremos a pior derrota que poderíamos sofrer, porque não há nada pior do que quando o povo elege seus verdugos. O povo brasileiro há seis anos também sofreu uma derrota e soube superá-la. Espero que tenhamos a mesma sabedoria”, disse.

Fabiano dos Santos, servidor do TRT-2 e dirigente da Fenajufe e da central sindical à qual o Sintrajud é filiado (a CSP-Conlutas), ressaltou os desafios colocados para a categoria na defesa dos direitos. “Vamos precisar compreender o momento que está colocado para os servidores e servidoras, quais são os atuais projetos e direcionamentos para os serviços públicos. Compreendendo toda essa realidade e também a importância de construir uma forte correlação de forças, por meio de um grande processo de mobilização, para a gente sair daqui com os rumos traçados para as lutas que nós vamos precisar fazer”, disse.

Na sequência aconteceu o debate sobre a conjuntura nacional e internacional (leia aqui).

Nos próximos dias a comunicação do Sintrajud vai  acompanhar a Plenária e informar a categoria sobre os debates realizados.

Assista abaixo ao vídeo da abertura da Plenária: