Núcleo de Aposentados e Pensionistas decide se encontrar presencialmente uma vez por mês

18/09/2023 - Giselle Pereira
Atividades do Núcleo são abertas a todo o segmento da categoria que deixou a atividade funcional mas continua a fortalecer as lutas.

Ana Fevereiro (aposentada/TRE) lembra da importância da realização das reuniões do Núcleo de Aposentados.

Como forma de valorizar as relações interpessoais de servidoras e servidores e fortalecer as mobilizações, a reunião do Núcleo de Aposentados e Pensionistas volta a ser realizada de forma presencial uma vez por mês. Nas outras semanas, os encontros continuarão ocorrendo via Zoom. A decisão foi tomada na última reunião do núcleo, no dia 13, na sede do Sindicato.

A retomada dos encontros presenciais é também uma superação do distanciamento exigido para evitar a disseminação da Covid-19. O objetivo dos encontros semanais, que têm início sempre às 15h, é o fortalecimento do segmento diante das diversas lutas e desafios da categoria.

Acesse aqui o link da reunião virtual deste dia 20/9

Reunião também foi transmitida para sala virtual fechada do Zoom, com acesso controlado somente a servidoras e servidores.

Ana Luiza Figueiredo (aposentada/TRF) deu boas-vindas aos integrantes do Núcleo de Aposentados em nome da nova diretoria. E dialogou sobre o arcabouço fiscal, que, ressaltou, não reverte a lógica do ‘teto’ de gastos (EC 95) e impõe travas no Orçamento ainda mais rígidas. O PLP 93/2023 foi aprovado pela Câmara dos Deputados no dia 22 de agosto e recebeu 379 votos favoráveis e 64 contra. O Projeto foi sancionado no dia 30 de agosto, convertendo-se na Lei Complementar 200/2023.

A diretora explica que o arcabouço inviabiliza a oferta e manutenção dos serviços públicos essenciais à população.  “As regras fiscais atacam o funcionalismo, congelando os salários e contratações, colocando em risco a antecipação dos 6,13% previstos para 2025”, criticou, lembrando que o PLP aprofunda a precarização das condições de trabalho e vida dos servidores públicos e de todos os trabalhadores de modo geral.

Ainda sobre as medidas que geram impacto aos aposentados, o coordenador da Fenajufe, Fabiano dos Santos, destacou as mobilizações sobre a antecipação da última parcela do reajuste e pelo aumento do auxílio-saúde, que estão em risco diante da aprovação do PLP. “O que exige de nós ampliar a mobilização em torno dessas pautas”. Fabiano salientou ainda a luta pela aprovação da PEC 555, que prevê o fim da contribuição previdenciária dos aposentados, instituída na ‘reforma’ previdenciária do primeiro governo Lula.

Aposentados e pensionistas se inteiraram das pautas de luta e atividades de mobilização dos próximos dias.

Nesta semana acontece o ato conjunto nos fóruns trabalhistas Ruy Barbosa e da Praia Grande, no dia 21 de setembro, que denuncia o tratamento desigual em que magistrados recebem benefício maior que servidores. A mobilização ocorrerá a partir das 13h30, em formato híbrido (presencial e online).

Acesse a sala online do ato no dia 21, às 13h30, aqui.

As atividades do Núcleo são abertas a todo o segmento da categoria que deixou a atividade funcional mas continua a fortalecer as lutas, ajudando a organizar a base, desenvolvendo ações de mobilização.

Outra atividade de luta acompanhada pela diretoria do Sintrajud e representantes eleitos em assembleia foi o 5º Congresso da CSP-Conlutas. Durante a atividade da Central aprovou-se a intensificação das ações de luta contra o arcabouço fiscal e a ‘reforma’ administrativa, que Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, busca aprovar ainda neste ano.

A reunião foi seguida de aula de dança e lanche da tarde. O Núcleo de Aposentadas, Aposentados e Pensionistas do Sintrajud é um dos mais antigos dos sindicatos do Poder Judiciário da União, foi criado em 1997.

A diretora Rosana Nanartonis (aposentada/TRE) na reunião do Núcleo de Aposentados.

Durante os encontros, que se mantiveram com regularidade de reuniões semanais ao longo desses anos, mesmo no período da pandemia, no formato on-line, é sempre lembrada a necessidade dos aposentados e pensionistas somarem nos esforços para pressionar os parlamentares e a cúpula do Judiciário a garantir no Orçamento os recursos necessários à recomposição salarial do funcionalismo.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Sintrajud (@sintrajud)