Núcleo de Aposentados e Aposentadas se reúne nesta quarta, às vésperas de atividade da Fenajufe

13/09/2022 - Hélio Batista Barboza
Núcleo do Sintrajud elegeu delegação e faz última reunião antes do evento que acontece no fim de semana.

O Coletivo Nacional dos Aposentados e Aposentadas da Fenajufe (Conap) realiza seu Encontro no próximo final de semana, dias 17 e 18 de setembro, em formato híbrido (presencial e online).

O Sintrajud será representado pelas seguintes delegadas, eleitas pelo Núcleo de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas do Sindicato (NAS): Cláudia Sperb, Ana Maria Fevereiro, Rosana Nanartonis e Maria Helena Leal.

Além de eleger a delegação, o NAS apresentou várias sugestões à programação do Encontro que foram incorporadas pelo Coletivo Nacional, como o convite à coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, a auditora fiscal aposentada Maria Lúcia Fattorelli. (Veja abaixo como ficou a programação).

Clique aqui para participar da reunião do Núcleo neste dia 14

Entre os temas do Encontro, serão discutidos o impacto da mais recente ‘reforma’ da Previdência (Emenda Complementar 103/2019) e os riscos trazidos pelo projeto que prevê uma entidade gestora única para os regimes próprios de previdência social (PLP 189/2021). Também estarão em pauta as perspectivas dos aposentados e pensionistas e dos trabalhadores em geral para as eleições deste ano.

Reunião do NAS

Nesta quarta-feira, 15, a tradicional reunião do Núcleo de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas do Sindicato será também preparatória para o Encontro Nacional.

Haverá ainda uma apresentação musical da diretora do Sintrajud Cláudia Sperb, servidora aposentada do TRE.

As reuniões do Núcleo seguem sendo realizadas pela plataforma Zoom, a partir das 15h, e são seguidas pela aula semanal de ginástica. Ministradas pelo professor Valtter Santtos, as aulas ensinam atividades de alongamento, relaxamento e técnicas para movimentar o corpo com segurança.

As atividades são abertas à participação de quem já acompanha o Núcleo e de quem ainda não conhece o espaço de troca, convivência e organização mantido pelo Sindicato para o segmento. Participe!

Encontro Nacional do Coletivo de Aposentados e Aposentadas da Fenajufe (Conap)

17/09 – Sábado

9h00 – Abertura pela comissão organizadora

Soraia Marca, Denise Carneiro e Fabiano dos Santos

9h15 -Tema 1 – A realidade dos aposentados e pensionistas, futuro das aposentadorias e pensões no serviço público – Impacto da EC 103, (des)equilibro no Sistema Solidário, efeitos da convivência entre os regimes previdenciários na carreira.

Antônio Augusto de Queiroz – Assessor Parlamentar da Fenajufe

Maria Lúcia Fatorelli – Coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida

9h55 – Perguntas aos palestrantes

10h30 – Respostas dos palestrantes

11h – Tema 2 – PLP 189/2021- Riscos de uma entidade gestora única do RPPS, possíveis prejuízos para aposentados e pensionistas

João Marcelo Arantes – Cezar Britto Advogados Associados e AJN da Fenajufe

Rudi Cassel – Cassel, Ruzzarim, Santos, Rodrigues Advogados

11h40 – Perguntas aos palestrantes

12h10 – Respostas dos palestrantes

12h45 – Intervalo para almoço

14h15 – Tema 3: Conjuntura das Eleições de 2022 – quais impactos dos resultados das urnas para as servidoras e servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas. Riscos para os trabalhadores e trabalhadoras da eleição de candidaturas de ultradireita no executivo e no parlamento.

Celso Carvalho – Diretor da Fasubra

Fabiano dos Santos – Coordenador Geral da Fenajufe

14h55 – Perguntas aos palestrantes

15h40 – Respostas dos palestrantes

16h – Lanche

16h15 – Tema 4 – Carreira, Política Salarial, Auxílio saúde – como valorizar as aposentadorias e pensões?

Palestrantes

Luiz Alberto Santos – Consultor Legislativo e assessor técnico da Fenajufe no Fórum de Carreira do CNJ

Lucena Pacheco – Coordenadora Geral e representante da Fenajufe no Fórum de Carreira do CNJ

16h55 – Perguntas aos palestrantes

17h40 – Respostas dos palestrantes

18h – Encerramento do primeiro dia

18/09 – Domingo

9h30 – Plenária – Apresentação de propostas e encaminhamentos para a Diretoria Executiva da Fenajufe, com sugestões de ações prioritárias para curto e médio prazo.

13h – Encerramento do Encontro