Nota: Apoio ao deputado federal Glauber Braga contra mais um processo de cassação

29/05/2024 - Redação
Acusação de quebra de decoro parlamentar foi protocolado pelo Partido Novo; a palavra final cabe ao plenário da Câmara.

A diretoria executiva do Sintrajud manifesta apoio ao deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) diante de um novo processo intimidatório de cassação de seu mandato na Câmara dos Deputados. O Sindicato repudia o acolhimento, pelo Conselho de Ética da Casa Legislativa, de denúncia formalizada pelo Partido Novo em abril deste ano, e abertura de processo contra o parlamentar.

O colegiado analisa reação de Glauber a uma armação de membros do MBL (Movimento Brasil Livre). Entre outras provocações, após um deles proferir várias ilações diretamente ao deputado, também ofendeu à mãe do parlamentar — a ex-vereadora e prefeita da cidade fluminense de Nova Friburgo Saudade Braga, que faleceu em 8 de maio em decorrência de complicações de Alzheimer. O episódio aconteceu em março, e Glauber expulsou o integrante do MBL do Palácio do Congresso Nacional em meio a uma luta corporal.

O Sintrajud se solidariza com o deputado e considera a iniciativa do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados mais uma conduta persecutória da extrema direita. Glauber já enfrentou diversos ataques do tipo. Já nesta legislatura, foi acusado de ofender o também deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), em processo que foi arquivado. O também parlamentar pelo PL Abilio Brunini (MT) acusou Glauber de agressão em outro processo ainda em tramitação. Em 2022 o PL também tentou cassar Glauber por discursos em plenário contra práticas do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

O deputado também já foi processado judicialmente pelo ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha — afastado do cargo e condenado por duas vezes. Na votação do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, Glauber afirmou em plenário que Cunha era um gangster, pela forma como costurava votações na Casa. O processo foi arquivado no Supremo Tribunal Federal.

Não podemos permitir que o parlamentar, que faz de seu mandato um vocalizador de pautas sociais e dos movimentos populares, seja cassado por reagir a ataques de partidos e parlamentares que diuturnamente atacam os direitos da classe trabalhadora.

São Paulo, 29 de maio de 2024.

Diretoria Executiva do Sintrajud