Mês das mulheres: Sintrajud tem agenda de celebração às lutas de ontem e hoje

04/03/2024 - Giselle Pereira
O Coletivo de Mulheres do Sintrajud – Mara Helena dos Reis definiu um calendário de atividades para este mês de março, quando se comemora o Dia  Internacional de Luta das Mulheres.

Março chegou com a permanência da realidade complexa de vida para as mulheres: dupla jornada, salários ainda menores apesar da lei que obriga empresas a contratar mulheres e homens que exercem as mesmas funções com salários iguais, feminicídios e violências diversas em alta. Por isso, o Sintrajud, além de somar forças no ato unificado do dia 8 (sexta-feira), promoverá uma série de eventos alusivos à defesa dos direitos da metade feminina da população.

Na agenda, roda de conversa, aula de vôlei recreativo, live e atividade em Santos. As ações foram deliberadas em reunião do Coletivo em 27 de fevereiro, quando também foi definida a nova coordenação do coletivo.

Abrindo o calendário de luta deste mês, como ocorre tradicionalmente, mulheres e homens do Sintrajud vão participar do 8M unificado, que tem como tema “Nas ruas pela vida das mulheres e legalização do aborto — a luta contra as violências, as privatizações, o fascismo e o genocídio negro e palestino”. A categoria está organizando dois pontos de encontros para a mobilização: às 16h30, as colegas e os colegas do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, na Barra Funda, combinaram na entrada do prédio; outro grupo, marcou às 17h, em frente ao Fórum Pedro Lessa, na Av. Paulista, nº 1682; ambos seguirão em direção ao grande ato, que deixará a Paulista rumo à Praça Roosevelt, na região central da capital.  O Sintrajud contará com uma barraca na concentração do ato.

Um dia após a grande marcha, em 9 de março (sábado), o coletivo promove roda de conversa sobre defesa pessoal e aula de vôlei de areia recreativo na Nossa Arena Beach Sports, localizada na Rua sem saída, 200, cujo acesso se dá pela Rua do Nicolas Boer, 100 – Parque Industrial Tomas Edson. Os eventos são direcionados às mulheres do Judiciário Federal, mas também estão abertos à participação dos colegas homens (saiba mais aqui)

Já no dia 13 (quarta-feira), está prevista a realização de live, com o tema A força da mulher trabalhadora no enfrentamento aos ataques à classe. Na oportunidade, será feita uma femenagem a Mara Helena dos Reis, colega da JF/SBC vítima de feminicídio em 24 de dezembro de 2018, véspera do seu aniversário. O Coletivo de Mulheres do Sintrajud adotou o nome da servidora para que a história dela não seja esquecida. Mara foi diretora de base do Sintrajud e participante ativa das lutas da categoria.

Fechando o mês de atividades, será realizado o evento “Nada incomoda mais à ordem do que mulheres que sonham e lutam”, em conjunto com as mulheres do Judiciário estadual (Assojubs e Sintrajus), no dia 24. O tema desta atividade empresta a frase do jornalista e ensaísta cubano José Martí (1853-1895). Ainda em clima de verão, o evento contará com barraca de praia, música ao vivo e atividades esportivas e recreativas. Para aqueles e aquelas de São Paulo que queiram participar, o Sintrajud disponibilizará transporte saindo da sede, na Rua Antônio de Godói, Centro de São Paulo, em direção à Baixada.

Nova coordenação

Como forma de avançar na organização, o Coletivo de Mulheres do Sintrajud deu mais um passo e elegeu sua nova coordenação. Foram eleitas as servidoras Ana Luiza Figueiredo (aposentada/TRF-3), Bruna Guimarães (TRT-2), Cláudia Vilapiano (JF/Campinas), Ester Nogueira (aposentada/JF), Luciana Carneiro (TRF-3), Lynira Sardinha (TRT-2/Cubatão) e Rosana Nanartonis (aposentada/TRE).

O grupo será responsável por dar andamento às pautas e iniciativas deliberadas nas reuniões dos próximos anos.