Impactos da Inteligência Artificial no mundo do trabalho é tema de Plenária da Fenajufe em Natal


25/05/2024 - Helcio Duarte Filho
Atividade está sendo transmitida ao vivo pela Federação; impacto nas relações de trabalho e políticas para atuar e defender direitos está em pauta

A manhã deste sábado, 25 de maio de 2024, na 24a Plenária da Fenajufe em Natal (RN),é dedicada a um debate que desperta curiosidade, possibilidades e muita preocupação em muita gente: a inteligência artificial (IA). .A mesa traz o seguinte tema: “Inteligência Artificial (IA): o impacto nas novas relações de trabalho e na carreira e Saúde das trabalhadoras e trabalhadores do PJU e MPU e o impacto da virtualização na qualidade de vida no trabalho – direito à desconexão / saúde mental / assédios “.

Para assistir às exposições iniciais dos palestrantes da mesa sobre Inteligência Artificial

Participam da mesa como debatedores Marco Gonsales, doutor em administração de empresas pós-doutorando em Sociologia do Trabalho na Unicamp, Fabiano dos Santos, coordenador-geral da Fenajufe e servidor do TRT-2 em São Paulo, Jorge Souto Maior, desembargador aposentado da Justiça do Trabalho da 15a Região e professor da Faculdade de Direito da USP, e Ana Magnólia Bezerra Mendes, professora da Universidade de Brasília. Após os palestrantes falarem por 20 minutos cada, será aberto espaço para debate no plenário. A delegação do Sintrajud, eleita em assembleia, participa da Plenária na capital potiguar.

Programação deste sábado, 25 de maio de 2024, na 24a Plenária da Fenajufe, em Natal:

8h30 – Início do credenciamento

9h – Inteligência Artificial (IA): o impacto nas novas relações de trabalho e na carreira e Saúde das trabalhadoras e trabalhadores do PJU e MPU e o impacto da virtualização na qualidade de vida no trabalho – direito à desconexão / saúde mental / assédios

  • ✓  Marco Gonsales – Doutor em administração de empresas. Atualmente realiza pós-doutorado em Sociologia do Trabalho na Unicamp. Aprofunda sua pesquisa em como os trabalhadores se organizam para lutar por melhores condições de trabalho contra as empresas de plataforma e estuda o movimento de resistência dos motoristas de transporte compartilhado e entregadores no Brasil e em outros países.
  • ✓  Fabiano dos Santos – Coordenador Geral da Fenajufe, servidor da área de tecnologia da informação e comunicação no TRT da 2° região, bacharel em Informática e pós-graduado MBA em Gerenciamento de Projetos, membro da secretaria executiva nacional da CSP-Conlutas e ex-diretor do Sintrajud/SP.
  • ✓  Jorge Souto Maior – Aposentado no cargo de Desembargador do Trabalho do TRT da 15a Região. Professor Associado-II, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa, do Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Faculdade de Direito da USP (2002). (virtual)
  • ✓  Ana Magnólia Bezerra Mendes – Professora Titular da Universidade de Brasília, atualmente Pesquisadora Colaboradora no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho onde coordena o Projeto Trabalhadores no Divã e o Grupo de Pesquisa Psicanálise e Crítica Social do Trabalho. Pesquisadora associada ao Centre de Recherche du Travail et du Développement (CRTD) do CNAM, Paris e Département dÉtudes Psychanalytiques, UFR IHSS, CRPMS, Université Paris Cité.

11h – Debate (10 intervenções com paridade de gênero)

11h30 – Considerações finais

12h – Encerramento total do credenciamento e intervalo para o almoço

14h00 – Comunicado do total de participantes da plenária com destruição da sobra de crachás, definição do local do 12o Congrejufe e início da Plenária Final (1. Conjuntura; 2. Análise da efetividade das políticas de enfrentamento às opressões no PJU e MPU; 3. Trabalhadoras e trabalhadores do PJU e MPU como o centro da democratização do Poder Judiciário: estratégias na disputa pelo orçamento para aprovação do projeto de restruturação da carreira protocolado no STF e PGR; 4. Plano de lutas; 5. Inteligência Artificial (IA): o impacto nas novas relações de trabalho e na carreira; 5. Saúde das trabalhadoras e trabalhadores do PJU e MPU e o impacto da virtualização na qualidade de vida no trabalho – direito à desconexão / saúde mental / assédios; 6. Moções)

16h – Lanche

16h30 – Plenária final (continuação)

19h30min – jantar e encerramentos dos trabalhos do dia

26/05/2024 (domingo)

9h – Questões Administrativas (Prestação de contas período de outubro de 2023 a abril de 2024)

12h – Término da XXIV Plenária Nacional da Fenajufe.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM