Edição especial do Clube de Corrida terá aula de defesa pessoal para mulheres

19/07/2019 - Shuellen Peixoto

Edição especial do clube de corrida em 2018. Foto: Claudio Cammarota

Integrando-se às iniciativas pelo Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e de Tereza de Benguela (25 de julho), o Coletivo de Mulheres do Sintrajud – Mara Helena dos Reis realizará uma edição especial do Clube de Corrida e Caminha do Sintrajud, com uma aula de defesa pessoal para mulheres.

A atividade será no domingo, 28, a partir das 9 horas, no Elevado João Goulart (o ‘Minhocão’), no Centro da capital.  O ponto de encontro é o que já vem se tornando tradição no Clube de Corrida e Caminhada do Sindicato: altura da Rua Helvétia do elevado João Goulart.

A primeira parte será coordenada pelo educador físico Alex Raval Bertozzi, que vai orientar as participantes na prática de exercícios funcionais (como abdominais e agachamento), sempre de acordo com  a quantidade de pessoas e o condicionamento físico de cada uma.

Depois, as instrutoras Juliana Bueno Garcia e Pricila Engelberg, lutadoras de jiu-jitsu, darão uma aula de defesa pessoal para as servidoras. Pricila é faixa preta e dá aulas gratuitas para turmas exclusivamente femininas, para encorajar mulheres que querem praticar o esporte. Já Juliana, conta que pratica o esporte desde 2005 e foi a primeira a instrutora brasileira do Programa Women Empowered através da Gracie University (na California/EUA), um programa específico e exclusivo para mulheres contra agressão sexual.

A instrutora Juliana explica que o objetivo da aula é ensinar “as mulheres a se defenderem física e psicologicamente contra cenários de risco”.

Não é preciso ter nenhuma experiência anterior com qualquer tipo de arte marcial. A recomendação das instrutoras é que as participantes usem roupas leves, usadas para práticas de exercício físico.

O clube de corrida e a aula de defesa pessoal será gratuita, a direção do sindicato pede apenas a doação de um quilo de alimento, um cobertor ou agasalho, que serão doados para a campanha do agasalho.

As inscrições devem ser feitas até o dia 26 de julho (sexta-feira), às 17h. As interessadas devem mandar mensagem com nome, lotação e telefones para contato através do email [email protected] ou pelo telefone (11) 3222-5833.