Diretor-geral do TRF diz ao Sintrajud que CJF acatou pedido de liberação dos R$ 7,5 mi para plano de saúde

04/08/2023 - Helcio Duarte Filho
Otávio Perillo conversou com dirigente do Sintrajud na quinta (3), sobre as reivindicações do Sindicato e da categoria, e também confirmou que aguarda as respostas de todos os setores quanto a sobras orçamentárias para serem remanejadas

Comitiva foi recebida pelo Diretor-Geral Otávio Perillo, após ato no TRF-3 – Foto: Jesus Carlos

O diretor-geral do Tribunal Regional Federal da 3a Região, Otávio Perillo, afirmou que o Conselho da Justiça Federal já liberou os R$ 7,5 milhões que serão integrados aos recursos destinados ao pagamento do plano de saúde dos servidores. O diretor-geral conversou com o diretor do Sintrajud Cleber Aguiar, na quinta-feira, dia 3 de agosto de 2023.

O valor é suficiente, de acordo com os dados informados pelo Tribunal, para pagar todo o montante referente à cobrança retroativa do plano de saúde que atende aos servidores do TRF-3. A requisição desses recursos, que já existiam, era uma das reivindicações levadas pela categoria com o Sindicato à administração do TRF-3.

Servidores ouvidos pela reportagem que acompanharam a conversa com o diretor-geral avaliaram que é um importante avanço na luta desenvolvida pela direção do Sintrajud com a categoria. Uma luta que, ressaltaram, deve continuar, pela garantia de recursos para que o direito à saúde seja respeitado e assegurado – direito agredido pelo aumento elevado dos valores do plano.

Segundo relato do diretor do Sintrajud, na conversa o diretor-geral confirmou o que já havia dito na reunião ocorrida durante o recente ato realizado pelos servidores em frente à entrada do tribunal: o pedido para que os coordenadores de setor do TRF e da 1a instância da Justiça Federal façam um levantamento de sobras orçamentárias que possam ser remanejadas para o auxílio-saúde está em andamento.

“Sobre a realocação de verbas dos setores das sobras orçamentárias ele nos disse que estão aguardando a Seção Judiciária, a 1a instância, mandar para o tribunal. Disse que assim que isto estiver consolidado, ele passará novas informações ao Sindicato”, relatou Cleber, logo após a conversa com Otávio Perillo, acompanhada por vários outros servidores e servidoras do Tribunal que se encontravam no local.

A direção do Sintrajud avalia que estes encaminhamentos são resultado direto da movimentação da categoria, que abraçou a campanha lançada pelo Sindicato. Essa campanha inclui abaixo-assinado, atos e mobilizações, cobrança diuturna das administrações e contatos e audiências com conselheiros do CJF – que estão sendo coordenados pelo diretor do Sintrajud Antonio Melquíades, o Melqui.

Prioridade e urgência

A avaliação da direção do Sindicato é de que essa luta é urgente e prioritária e, por conta disso, parte da estrutura sindical, que inclui a assessoria jurídica, e dos dirigentes da entidade estão atuando centralmente nesta pauta. A categoria será informada cotidianamente sobre os seus desdobramentos.

Uma outra frente dessa movimentação também se dá em Brasília – e não apenas nos tribunais e conselhos superiores. É parte dessa luta o contato com parlamentares para que mudem os seus posicionamentos e derrubem o gatilho aprovado nas novas regras fiscais do governo que podem levar ao congelamento de salários e de benefícios, inclusive o auxílio-saúde. Na votação deste ponto específico, aliás, a imensa maioria dos deputados, inclusive do PT, votaram contra os servidores.

Há, portanto, ressalta a diretoria do Sindicato, muito a ser feito nesta luta para que as administrações do TRF, da JF, do TRT e do TRE assumam a responsabilidade que têm com relação à garantia de assistência à saúde de quem faz os tribunais funcionar e atender à população.

O que cada vez mais se confirma, avaliam os dirigentes sindicais, é que é a mobilização e participação coletiva que pode reverter os ataques das administrações e forçá-las a cumprir seu papel.

Assine o abaixo-assinado por maior atuação do TRF-3 na garantia do direito à saúde.

Eleição do Sintrajud: sindicalizados devem votar nos dias 7 e 8 de agosto. Clique aqui e acesse o passo a passo para votar.