Dia de mobilização: Confira atos que acontecem nesta terça, 03/10, pelo país

03/10/2023 - Niara Aureliano
Mobilizações contra a PEC 32 seguirão até dia 7 de outubro

Além de São Paulo, outros estados do país também terão atos contra a PEC 32 de ‘reforma’ administrativa e contra o novo teto de gastos de Lula/Alckmin, o chamado arcabouço fiscal, nesta terça-feira, 3 de outubro. As mobilizações contra a PEC 32 seguirão até dia 7 de outubro.

Na capital paulista, os servidores do Judiciário Federal e outras categorias de trabalhadores se concentrarão em frente ao Fórum Pedro Lessa, na Avenida Paulista, a partir das 14h desta terça. Para os trabalhadores do Judiciário, se somam à pauta a luta contra os vetos ao PL 2342/2022 que assegurava a não absorção dos quintos, o pagamento da VPNI+GAE para oficiais de justiça e a incorporação do adicional de qualificação para técnicos judiciários com diploma de nível superior; a antecipação da parcela da recomposição salarial; e mais verbas para assistência à saúde e isonomia na assistência médica-odontológica.

A mobilização visa também engrossar as fileiras para barrar as privatizações de três empresas estatais estratégicas para a qualidade de vida da população paulista: a Sabesp, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Metrô, propostas pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos). Os trabalhadores das estatais estão em greve nesta terça, 3 de outubro.

Interior de SP

Em São José dos Campos, metalúrgicos da Embraer entraram em greve nesta terça, em dia de paralisações na Sabesp, Metrô e CPTM. A categoria reivindica aumento real de salário e manutenção de direitos.

Em Ribeirão Preto, estudantes e servidores da USP e de outras categorias do serviço público estiveram às 8h na portaria da universidade na Av. do Café, e seguem em passeata ainda pela manhã em direção ao centro da cidade. Eles reivindicam a contratação de docentes e melhoria dos serviços do campus, que foram terceirizados, além de pauta geral contra as privatizações.

Bahia

Nas Reitorias da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), além da PEC 32, a luta é por recomposição salarial, correção dos benefícios, reestruturação das carreiras, abertura de mesas setoriais e defesa da Educação Pública. O ato acontece a partir das 10h.

Brasília

Na capital federal, manifestação nacional unificada contra a PEC 32 está marcada para as 10h, em frente ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), no bloco K da Esplanada dos Ministérios.

Ceará

Na Universidade Federal do Ceará (UFC), caminhada e ato contra a PEC 32 convocados pelos Fóruns Permanente em Defesa do Serviço Público e Unificado Das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos do Ceará, e pelas centrais sindicais, CSP-Conlutas, CTB e CUT, reunirão ativistas a partir de 8h da manhã, na Praça da Bandeira, ao lado da Faculdade de Direito.

Semana de mobilizações

03/10 – Dia Nacional de Paralisação com Mobilização na Luta pela Soberania Nacional e Defesa dos Serviços Públicos. Atos nos estados e em SP;

04.10 – Vigília no MGI pela inclusão dos servidores no orçamento e negociação já! Além disso, deve haver mobilizações de pressão aos parlamentares;

05.10 – Continuidade das atividades do dia anterior e buscar realização de audiência pública contra a PEC 32;

07.10 – Plenária presencial dos servidores públicos federais em Brasília, em que será debatida a possibilidade de greve do funcionalismo federal.