Dia da Justiça e dos 26 anos do Sintrajud foi ‘comemorado’ em atos contra a PEC 32

09/12/2021 - Shuellen Peixoto
Servidores realizaram protestos em defesa dos serviços públicos em Brasília e na capital paulista neste dia 8 de dezembro.

Henrique fala no ato em SP (Foto: Gero Rodrigues)

Servidores do Judiciário Federal e de outras categorias do serviço público protestaram mais uma vez nesta quarta-feira, 8 de dezembro, contra a Proposta de Emenda Constitucional 32/2020. A manifestação aconteceu na Praça da República e foi parte das atividades do Dia Nacional Protestos contra a ‘reforma’ administrativa, que contou com atos em todo o país.

Na capital paulistas, servidores dialogaram com a população sobre os impactos da ‘reforma’ nas vidas das brasileiras e brasileiros, entre eles a redução do atendimento derivada da autorização que a PEC traz para diminuir em até 25% a jornada e os salários dos servidores públicos.

Os colegas também ressaltaram a vitória da unidade dos trabalhadores e movimentos sociais que conseguiram impedir a votação da ‘reforma’ ao longo deste ano. “[O ano de] 2021 foi um ano de muitas batalhas e resistência contra os ataques à classe trabalhadora. A nossa união e mobilização garantiu nossa vitória contra a PEC 32, mas ainda há batalhas pela frente. O governo não vai desistir deste ataque, precisamos avançar para uma greve geral do serviço público e garantir a continuidade da nossa unidade para impedir a aprovação [da reforma]”, afirmou Henrique Sales, diretor do Sintrajud e servidor do TRT (foto).

Em Brasília, servidores do Judiciário Federal de São Paulo que integram a 13ª caravana do Sintrajud também participaram das manifestações. Pela manhã, o ato aconteceu em frente à residência oficial do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).  Com ‘cédulas’ com as faces de Lira, Bolsonaro e Paulo Guedes (ministro da Economia) e um display imitando um trator, manifestantes denunciaram o esquema de compra de votos no Congresso com base nas emendas do relator — o chamado orçamento secreto. À tarde, o protesto aconteceu em frente à entrada do Anexo II da Câmara dos Deputados.

Delegação do Sintrajud no ato em Brasília (Foto: Dandara Téia)

26 anos de Sintrajud

O dia 8 de dezembro marca também o Dia da Justiça e o 26º aniversário do Sintrajud.  São mais de duas décadas de uma caminhada que conquistou o reconhecimento e valorização da carreira judiciária, em diversas greves junto com as demais entidades representativas dos trabalhadores e trabalhadoras do PJU, que mudaram os patamares salariais vigentes quando da edição da Lei 9.421/1996.

Para a direção do Sintrajud, a melhor forma de comemorar o aniversário é estando nas ruas, com mobilização para  derrotar a ‘reforma’ administrativa do governo Jair Bolsonaro — como a categoria esteve também nas lutas contra as ‘reformas’ promovidas pelos governos FHC, Lula, Dilma e Temer que retiravam direitos.

Ao longo desses 26 anos, acumulamos conquistas, como o PCS e suas revisões — evitando uma política salarial baseada em gratificações de desempenho e assegurando as gratificações pelo exercício das funções de oficiais de justiça e agentes de segurança —, o reconhecimento do direito aos 11,98% (diferença salarial gerada na conversão da URV para o Real), o reajuste conquistado com a greve de 2015, a manutenção da incorporação dos quintos (em 2019), os avanços nas relações de trabalho e na luta contra os assédios moral e sexual. E neste ano, impedir a votação da ‘reforma’ administrativa em unidade com outras categorias num contexto de desmonte de todos os serviços públicos e da legislação protetiva de direitos. Embora ainda haja muito a avançar, a história de um Sindicato unificado e forte, que representa os quatro ramos da categoria, é um patrimônio das trabalhadoras e trabalhadores do PJU acumulado em mobilizações, greves, paralisações, atos e quilômetros de passeatas.

A organização sindical baseada em núcleos por segmento – como o de Oficiais de Justiça, o de Aposentados e Pensionistas, o de Agentes de Segurança – também inspiraram fortalecimento da organização sindical de base da categoria em todo o país. Assim como a subsede da Baixada Santista, que completou seu jubileu de prata no último dia 29.

A revelação e celebração de talentos nas Mostras de Artes e no Grupo de Teatro Erga Omnes, o Clube de Corrida e Caminhada e os campeonatos de futsal, assim como o bloco de carnaval Baseado na Lei (que terão as atividades retomadas tão logo seja possível) são também conquistas organizativas que possibilitam aproximar servidores e servidoras de sua entidade representativa não só por meio da mobilização.

Hoje o Sintrajud tem também um Coletivo de Mulheres consolidado, como produto da compreensão da importância do combate cotidiano ao machismo e ao racismo mesmo no interior das organizações da classe trabalhadora.

A diretoria do Sindicato parabeniza a categoria, especialmente os colegas sindicalizados e sindicalizadas. E neste ano, como não será possível realizar a festa presencial, convida todos os sindicalizados e sindicalizadas, e servidores que quiserem se filiar ao Sintrajud, a participarem do sorteio de prêmios de fim de ano (saiba mais aqui e participe).

Montagem comemorativa sobre foto de manifestação contra a ‘reforma’ administrativa e o governo Bolsonaro, ocorrida em 2 de outubro (Foto: Joca Duarte – Arte: Janaína Oliveira).