Cubatão: repressão policial a servidores em greve deixa feridos

29/03/2017 - helio batista

Servidores municipais de Cubatão, na Baixada Santista, foram duramente reprimidos pela Polícia Militar durante protesto diante do Paço Municipal nesta terça-feira, 28. A PM usou bombas de efeito moral contra os trabalhadores e algumas pessoas ficaram feridas. Os servidores continuam em greve e reunidos em frente ao Paço.

Com atraso no pagamento de diversos benefícios, eles protestavam contra a reforma administrativa proposta pelo prefeito Ademário Oliveira (PSDB). O “pacote de maldades” reduz o pagamento de horas extras, corta pela metade a remuneração das férias e altera a previdência dos servidores de forma a limitar benefícios como licença-prêmio, férias e anuênio.

O pacote acabou parcialmente aprovado pelos vereadores e algumas medidas ainda serão votadas. Além da violência policial, a greve dos servidores teve de enfrentar também uma liminar concedida pela Justiça, que exige a manutenção de 80% da atividade nas áreas de saúde, educação, assistência social, serviço funerário e serviços acessórios a essas áreas.

Direito de greve

Por meio de sua Subsede da Baixada Santista, o Sintrajud manifesta repúdio à repressão policial contra os servidores de Cubatão. No último final de semana, na Plenária Final do seu 8º Congresso, em Itapecerica da Serra, o Sindicato aprovou resolução que defende a mobilização conjunta do funcionalismo público contra a tentativa do governo de Michel Temer (PMDB) de jogar na ilegalidade o direito de greve dos servidores.

“O nível da administração executiva, não importa, na esfera nacional, estadual ou municipal o modus operandi é o mesmo, apena-se mais e sempre o trabalhador pela profunda crise criada pelo capital”, disse Lynira Sardinha, diretora do Sintrajud e oficial de justiça da JT Cubatão.

O Sindicato dos Jornalistas de  São Paulo, por meio de sua diretoria regional, também manifestou repúdio à repressão policial, que feriu inclusive um repórter fotográfico. Veja a seguir a nota do Sindicato dos Jornalistas:

NOTA DE REPÚDIO

A diretoria da Regional Santos, Baixada Santista e Vale do Ribeira do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo lamenta e repudia mais uma vez a ação truculenta e desmedida da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Os policiais, novamente despreparados, atacaram servidores municipais de Cubatão, população e profissionais da imprensa em frente à Câmara Municipal da Cidade. Além de quatro pessoas que passaram mal, um homem foi ferido na mão e o repórter-fotográfico Irandy Ribas, dos jornais A Tribuna e Expresso Popular foi ferido na perna enquanto fazia seu trabalho. Infelizmente, uma manifestação pacífica termina com inocentes feridos. Mais um exemplo de que a PM, o prefeito Ademário de Oliveira e o presidente da Câmara Rodrigo Alemão não estão preparados para conviver num ambiente democrático.

Glauco Braga

Diretor-regional do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo