Congrejufe: Servidores defendem greve geral para enfrentar crise política no Brasil

28/04/2022 - Shuellen Peixoto
No segundo dia do Congresso da Fenajufe, colegas iniciaram os trabalhos com debate sobre conjuntura nacional e internacional.

O debate sobre a conjuntura nacional e internacional abriu os trabalhos segundo dia do 11º Congresso Nacional da Fenajufe, nesta quinta-feira, 28 de abril, na cidade de Alexania (Goiás).

Para debater o tema, foram convidados o economista e professor aposentado do Instituto de Economia da Unicamp Plínio de Arruda Sampaio Jr, e Rosane Silva, Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT. Os palestrantes falaram da situação de grave crise econômica e social no Brasil, potencializada na pandemia de coronavírus, sobre os ataques aos direitos democráticos e a polarização em ano eleitoral. “A principal tarefa do momento é derrotar Bolsonaro, porque cada dia a mais do governo é mais um dia de sofrimento para os trabalhadores, mas não basta derrotar Bolsonaro, é necessário derrotar o bolsonarismo, o Brasil precisa de mais democracia e isso não será resolvido apenas nas eleições”, afirmou Plínio de Arruda Sampaio Jr.

Para Tarcisio Ferreira, diretor do Sindicato e um dos delegados eleitos para o Congresso, entender o cenário político e econômico, de crise e ataques a direitos dos trabalhadores, é fundamental para conseguir compreender a tarefa do próximo período. “É um período de crise muito profunda, e as eleições não resolverão os problemas que estamos vivendo, é na mobilização que a classe trabalhadora mostra sua força e faz prevalecer suas posições”, destacou.

Na opinião de Fabiano dos Santos, diretor do Sintrajud e da Fenajufe, diante da polarização política no país o papel das entidades sindicais é organizar o conjunto da classe trabalhadora na defesa dos seus direitos e da democracia no país. “Precisamos de um processo de mobilização na base da sociedade que indique o caminho para a classe trabalhadora, de muita unidade para fortalecer e enfrentar a crise econômica e social”, ressaltou Fabiano.

Ainda na avaliação dos participantes, a unidade construída em torno da campanha unificada de recomposição salarial para os servidores públicos federais deve ser mantida. “Temos que avançar para construção de uma greve geral contra a precarização dos serviços públicos e que garanta a nossa recomposição salarial”, finalizou Ismael Souza, também diretor do Sindicato e servidor do TRT-2.

O 11º Congrejufe acontece até o dia 1º de maio. Na programação ainda acontecerão debates sobre a carreira dos servidores do PJU e MPU e aprovação da pauta de reivindicações e plano de lutas da categoria para o próximo período. O Congresso também elege a próxima diretoria da Fenajufe. Acompanhe aqui no site as informações sobre o evento.