Com votação prevista para dia 21, Sintrajud organiza nova caravana contra a PEC 32

16/09/2021 - Luciana Araujo
Servidores e servidoras poderão se inscrever até as 16 horas desta sexta-feira (17 de setembro); corpo a corpo com parlamentares ganhou peso nesta fase da luta contra a 'reforma' administrativa.

Servidoras, servidores e dirigentes sindicais que participaram da caravana a Brasília nesta semana (Crédito: Scarlett Rocha).

Com o adiamento da votação da ‘reforma’ administrativa para o próximo dia 21 de setembro (terça-feira), o Sintrajud abre inscrições para nova caravana de servidoras e servidores sindicalizados que tenham interesse em participar das atividades de pressão junto aos parlamentares contra a aprovação da ‘reforma’ administrativa (PEC 32/2020). Como a jornada de mobilizações em Brasília terá início nas primeiras horas da terça, com a abordagem aos deputados e deputadas já no Aeroporto Juscelino Kubtischeck, as inscrições poderão ser realizadas até as 16 horas desta sexta-feira (17 de setembro). Para participar, preencha o formulário clicando aqui.

A pressão sobre os parlamentares tem surtido efeito. Às 20h15 desta quarta-feira (15), o relator da ‘reforma’ na comissão especial, deputado Arthur Oliveira Maia (DEM-BA), apresentou voto complementar ao substitutivo que havia proposto em 31 de agosto. Após o substitutivo e o voto complementar rejeitados, o novo texto a ser apresentado por Arthur Maia nesta sexta será a terceira versão da proposta de alterações constitucionais da gestão dos serviços públicos. As mudanças feitas até aqui, no entanto, preservam o núcleo central privatizante da PEC 32 — possibilidade de demissões de servidores sem trânsito em julgado e a partir de duas avaliações semestrais negativas consecutivas, autorização para o Estado prestar serviços públicos por meio de contratos com entes privados, quebra da estabilidade e extinção do regime jurídico único (RJU), comprometendo também as aposentadorias e atuais carreiras.

As mudanças seguem merecendo repúdio das categorias, inclusive sindicatos de policiais, que o governo tentou atrair oferecendo supostas benesses no novo texto. O Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança do Rio Grande do Norte divulgou já na manhã de hoje em sua conta no Instagram que “a PEC 32 é um retrocesso no serviço público brasileiro e trará grandes prejuízos aos Policiais Civis e Servidores da Segurança. Por isso, o SINPOL-RN pede que os deputados da bancada potiguar VOTEM CONTRA A PEC 32!”. A mobilização desta categoria é chave para impedir que o governo obtenha os votos da chamada ‘bancada da bala’, à qual o governo está cortejando para aprovar a ‘reforma’ administrativa.

O Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Federais (Fonasefe), a Campanha Contra PEC32, fóruns regionais unitários de servidores e as centrais sindicais vão manter a mobilização na capital federal até o dia 24 de setembro (sexta), para evitar manobras governamentais que possibilitem o avanço da tramitação da ‘reforma’.

A direção do Sintrajud ressalta a importância de os servidores e servidoras avaliarem suas condições de permanecer em Brasília a partir da noite do dia 20 e até o dia 24, e reitera que os participantes da caravana tenham assegurado o ciclo vacinal contra a covid-19, não estejam com sintomas da síndrome do novo coronavírus nem tenham mantido contato com pessoas que possam estar infectadas. Conviventes com pessoas que integram os grupos de risco também devem avaliar sua participação na atividade.

Quem não for a Brasília pode participar da mobilização enchendo as caixas de e-mails dos deputados de mensagens (basta clicar aqui).