Carreira: ‘Temos que melhorar o anteprojeto e nos unirmos pela sua aprovação’

22/03/2024 - Helcio Duarte Filho
A servidora Luciana Carneiro, da coordenação da Fenajufe, diz que não se está defendendo rediscutir as deliberações da Plenária e sim adequar o anteprojeto ao que se aprovou na Plenária

“Para aprovar qualquer anteprojeto, qualquer coisa que se refira a nós, só vamos conseguir mediante a nossa organização e a nossa luta”. É o que afirmou a servidora Luciana Carneiro, da coordenação da federação nacional da categoria (Fenajufe) e integrante do Coletivo LutaFenajufe.

A observação foi feita durante o debate realizado pelo Sintrajud, no qual servidores e servidoras abordaram ainda aspectos da proposta de anteprojeto para reestruturação da Carreira protocolado pelo setor majoritário da direção Fenajufe no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF).

Vídeo com este trecho do debate sobre a Carreira

Há críticas a certos aspectos do anteprojeto, que, na avaliação exposta por Luciana, precisam ser analisados e, diz, é legítimo que isso aconteça. “A gente não quer rediscutir a deliberação, a gente quer colocar aqui divergências quanto a pontos do anteprojeto que não foram debatidos naquele grau na plenária de Belém”, disse, referindo-se às deliberações da plenária nacional da categoria, ocorrida em novembro de 2023, em belém do Para.

Luciana também voltou a defender firmemente a unidade da categoria e a criticar práticas que no lugar de fomentar o debate e a elaboração de propostas tenta promover a divisão. “Se a gente achar que vai ficar fazendo sindicalismo em grupo de WhatsApp ou atacando técnico, atacando analista, atacando policial judicial ou atacando o oficial de justiça, nós não conseguiremos aprovar nem esse nem qualquer outro projeto. Precisamos ter muito claro em nossas mentes que a gente tem que buscar melhorar esse anteprojeto e nos unirmos todas, todos e todes para a sua aprovação”, defendeu.

A live promovida pelo Sintrajud, em fevereiro passado, é parte das iniciativas para a construção da luta pela reestruturação da carreira em 2024. Além de Luciana, o coordenador da Fenajufe Fabiano dos Santos também participou do debate, mediado pela servidora Anna Karenina, da direção do Sintrajud. Todos integram a base da categoria em São Paulo.

A íntegra do debate pode ser assistida aqui:

Assembleia

A campanha pela Carreira está entre as prioridades na atuação da diretoria do Sintrajud neste primeiro semestre de 2024. O Sindicato defende que esta pauta esteja nos debates e na elaboração do Plano de Lutas na 24º Plenária Ordinária da Fenajufe, entre 23 e 26 de maio em Natal, no Rio Grande do Norte.

A diretoria do Sintrajud convocará assembleia geral para o dia 10 de abril, às 19h30, para debater os temas da Plenária e eleger a delegação do sindicato que participará deste fórum nacional da categoria.

Luciana Carneiro, no debate sobre Carreira: defesa da unidade e das posições aprovadas pela categoria