Campanha pelo impeachment ganha as ruas na última semana de maio

21/05/2021 - helio batista
Mobilização reúne dezenas de entidades e movimentos populares; ato no vão livre do Masp será no sábado, 29, às 16h

A pressão pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vai voltar às ruas na última semana de maio, com as mobilizações convocadas pela Campanha Fora Bolsonaro para a quarta-feira, 26, e para o sábado, 29. O Sintrajud, a CSP-Conlutas e dezenas de entidades e movimentos sociais participam da iniciativa.

Bolsonaro é alvo de mais de 100 pedidos de impeachment no Congresso. Seu governo enfrenta acusações de crimes contra a saúde pública, o meio ambiente e a democracia.

No sábado, 29 de maio, o Dia Nacional de Luta será marcado na capital paulista por um ato que terá início no vão livre do Masp, às 16 horas. Os organizadores recomendam que as pessoas usem máscaras tipo N95 ou PFF, além de álcool gel, e que mantenham o distanciamento social durante a manifestação.

Sob o lema “Vacina no braço e comida no prato”, a campanha defende também a imediata vacinação de toda a população e o pagamento de um auxílio emergencial no valor mínimo de R$ 600 – o país tem mais de 14 milhões de desempregados e índices alarmantes de fome e desnutrição.

Os cortes de verbas na Educação, a proposta de ‘reforma’ administrativa e as privatizações do governo Bolsonaro também serão alvo dos protestos, que vão acontecer em várias cidades.

Na quarta-feira, 26, além de manifestações em pelo menos 11 capitais, haverá um ato em Brasília, onde representantes das centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais vão se encontrar com deputados e senadores. O objetivo é pressionar pela ampliação do auxílio emergencial e pelo aprofundamento das investigações da CPI da Pandemia.

As centrais vão entregar aos parlamentares a Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora e nos estados o documento será entregue aos deputados estaduais.