Campanha Nacional por Direitos Sociais é lançada na Câmara dos Deputados

09/02/2024 - Giselle Pereira
O objetivo é unificar as lutas sociais frente às restrições orçamentárias impostas pelo ‘novo’ arcabouço fiscal aos Direitos Sociais.

Fabiano dos Santos ao lado de Maria Lúcia Fattorelli no lançamento da Campanha Nacional por Direitos Sociais.

Foi lançada no dia 6 de fevereiro a Campanha Nacional por Direitos Sociais promovida pela Auditoria Cidadã da Dívida. O evento, presidido pela auditora fiscal aposentada Maria Lúcia Fattorelli, ocorreu na Câmara dos Deputados, em Brasília, e contou com a participação de representantes de centrais sindicais, sindicatos, associações e movimentos sociais.

Com a Campanha, o movimento quer unificar e articular as lutas sociais em 2024, frente às restrições orçamentárias impostas pelo ‘novo’ arcabouço fiscal. O marco fiscal do governo Lula-Alckmin não reverte a lógica do ‘teto’ de gastos (Emenda Constitucional 95) e impõe travas no orçamento ainda mais rígidas. Sob essa lógica, o governo evidencia a prioridade dos gastos com o sistema da dívida pública, ao mesmo tempo que penaliza os investimentos sociais.

Dirigente da Federação Nacional (Fenajufe) e a secretaria executiva nacional da CSP-Conlutas, Fabiano dos Santos saudou os colegas. “A Fenajufe parabeniza a campanha e reforça a relevância de discutir com a população sobre direitos sociais e como podemos efetivá-los”, disse. Ele também representa o Sintrajud no conselho político da Auditoria Cidadã da Dívida.

Para o dirigente sindical, os direitos sociais não podem ser secundarizados ao mesmo tempo em que se prioriza os interesses do mercado financeiro. A campanha tem a capacidade de dialogar com as trabalhadoras e os trabalhadores, destacando os impactos do sistema da dívida pública para a população e a importância de enfrentá-lo em defesa dos serviços públicos. Clique aqui e assista ao vídeo com a fala do Fabiano dos Santos.

Veja abaixo o vídeo completo do Lançamento da Campanha Nacional por Direitos Sociais