Assembleia vai debater encaminhamentos das lutas da categoria aprovados na plenária nacional

22/11/2023 - Niara Aureliano
Assembleia geral será no dia 2 de dezembro, quando também será apreciado o parecer do Conselho Fiscal

Debate de carreira realizado pelo Sintrajud em outubro, preparatório à Plenária da Federação
Foto: Claudio Cammarota

Servidoras e servidores do Judiciário Federal em São Paulo vão debater e definir encaminhamentos em relação às resoluções da XXIII Plenária da Fenajufe, que ocorre entre 23 e 26 de novembro, em Belém do Pará. A Plenária Nacional da Federação deverá ter como temas principais a luta por uma reestruturação das carreiras que valorize os servidores e o caráter público do PJU e do MPU, assim como a luta pela recomposição salarial e a antecipação para 2024 da terceira parcela do reajuste salarial de 19,25%.

A assembleia vai discutir os rumos das lutas do funcionalismo frente ao arcabouço fiscal do governo Lula/Alckmin, que mantém o teto para os gastos sociais. Mobilização contra tal política foi aprovada em Resolução do 9º Congresso do Sintrajud, no mês de maio, em Atibaia (SP), que alertou: “as pautas da categoria não cabem no novo arcabouço fiscal”.

A delegação do Sindicato à Plenária da Fenajufe é composta por 11 delegados e delegadas (com direito a voz e voto) e seis observadores, eleitos em assembleia virtual, realizada dia 20 de junho.
Um dirigente indicado pela diretoria do Sintrajud também participa. No total, 236 servidores votaram na assembleia, que teve 270 participantes.

O momento dedicado diretamente à organização das lutas da categoria ocorrerá logo após a apreciação do parecer do Conselho Fiscal e da análise do planejamento financeiro. Por razões formais, estes pontos da assembleia foram publicados em editais separados.

A diretoria do Sintrajud ressalta que a assembleia de 2 de dezembro será um importante momento para organizar os próximos passos da mobilização da categoria.