Aposentadas e Aposentados têm reunião presencial neste dia 18

17/10/2023 - Luciana Araujo
Atividade será híbrida, com sala Zoom disponível para quem não conseguir ir até à sede do Sindicato, mas representantes do segmento destacam a importância do "estar junto" para a organização e também para o bem-estar e saúde mental.

A reunião do Núcleo de Aposentadas, Aposentados e Pensionistas do Sindicato desta quarta-feira (18 de outubro) é a primeira do ciclo mensal de encontros presenciais aprovado pelo segmento como parte do processo de retomada da possibilidade de convívio interpessoal após o arrefecimento da pandemia. A atividade acontece a partir das 15 horas, na Rua Antônio de Godói, 88, 15º andar, no Centro da capital paulista.

Acesse aqui a sala virtual da reunião do Núcleo

Nesta reunião, serão debatidos o temário do 17º Encontro Nacional de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas, promovido pelo Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Instituto Mosap) no dia 25 de outubro, das 8h30 às 12h30, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

O evento contará com palestra do advogado e consultor legislativo Luís Alberto dos Santos sobre orçamento e os impactos do fim da taxação imposta aos aposentados e pensionistas com a ‘reforma’ previdenciária do governo Lula, em 2003 (Emenda Constitucional 41), majorada para, em média, 14% a 22% com a ‘reforma’ de Bolsonaro (Emenda Constitucional 103).

As categorias do funcionalismo atuam pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 555/2006, parada no Congresso Nacional desde 2010, que extingue a contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas.

A luta pela antecipação da terceira parcela do reajuste conquistado com a Lei 14.523/2023, prevista para 2025. A categoria busca que os 6,13% sejam quitados em fevereiro de 2024.

Além da reunião, acontecerá o tradicional café da tarde de confraternização entre os colegas que deixaram a atividade no Judiciário mas continuam na luta por direitos. E ainda a aula de dança com o professor Williamy — a oferta de aulas gratuitas para sindicalizadas e sindicalizados é uma das iniciativas do Sintrajud visando também o bem-estar físico e mental dos colegas. A direção do Sindicato vê como ainda mais necessária a possibilidade de interação e exercícios após dois anos de isolamento social.