TRT-2: Devolutiva sobre mudança do Administrativo e ‘saúde’ ocorre em setorial nesta terça (24)

24/10/2023 - Niara Aureliano

Arquivo Sintrajud

A diretoria do Sintrajud convida servidoras e servidores do TRT-2 a participar da assembleia setorial que acontecerá nesta terça-feira, 24 de outubro, a partir das 19h30 via plataforma Zoom. O Sindicato irá apresentar à categoria a devolutiva da reunião com a presidente do Tribunal, desembargadora Beatriz de Lima Pereira, sobre a informação de realocação da Unidade Administrativa I, hoje em funcionamento no Edifício Millenium, na Barra Funda, para o prédio localizado na Av. Rio Branco e quanto às reivindicações da categoria em relação ao auxílio-saúde.

Clique aqui e acesse a sala virtual da assembleia desta terça, 24

Na última sexta-feira, 20 de outubro, a diretora do Sindicato Camila Oliveira, acompanhada do advogado César Lignelli, coordenador do departamento Jurídico do Sintrajud, e do dirigente da Fenajufe Fabiano dos Santos, esteve em reunião com a presidente e a juíza-auxiliar Sandra Bertelli para levar demandas da categoria discutidas em assembleia setorial no dia 17/10.
Há informações de que os servidores lotados no Millenium podem ser transferidos para o conjunto próprio do Tribunal na Avenida Rio Branco, no Centro. A categoria recebeu a informação atordoada devido à periculosidade na região, conhecida como Cracolândia, palco de situação conflituosa entre a Polícia Militar e a população em situação de vulnerabilidade.

“Levamos para ela a preocupação dos servidores em relação à segurança, ao horário de trabalho, ao trabalho em si também, já que o administrativo hoje está perto da área do Fórum Ruy Barbosa, então é importante para o andamento do trabalho e para segurança dos servidores. Vamos continuar acompanhando esse assunto de perto, toda essa movimentação e continuar defendendo que os servidores tenham segurança para trabalhar”, relatou a diretora Camila, que dará detalhes da audiência na setorial.

Mais uma vez, os dirigentes pleitearam a equiparação do auxílio-saúde entre magistrados e servidores do TRT-2. Camila também entregou o abaixo-assinado promovido pelo Sindicato, com mais de 600 assinaturas, para cobrar da presidência do TRT-2 e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) tal isonomia no custeio da saúde entre juízes e servidores.
Também foram discutidas as mudanças realizadas pelo Tribunal na regulamentação das condições especiais de trabalho para as pessoas com deficiência, o que inclui exigências de avaliação periódica dos servidores PCDs.

Assistência médica

Arquivo Sintrajud

Frente à insatisfação das servidoras e servidores com a prestação de serviços da operadora NotreDame, organizados junto ao Sindicato em mobilização pelo menos desde abril deste ano, e justificando a “necessidade de aperfeiçoamento do modelo atualmente adotado para a prestação de benefício de assistência à saúde suplementar”, o TRT-2 contratou uma consultoria para avaliação diagnóstica da assistência à saúde suplementar oferecida pelo Tribunal. O estudo deverá ser concluído em 20 de novembro. O Sintrajud solicitou à Administração que os resultados desta avaliação sejam debatidos com a entidade representativa da categoria antes de qualquer efetivação de resultados, visto que essa avaliação das práticas das gestoras de planos de saúde é uma demanda antiga do Sindicato, e ressaltou a necessidade de avançar no tema da autogestão em saúde – outra pauta histórica.