TRT-2: Assembleia dia 7/2 reforça luta por mais verbas para a saúde e CSJT recebe Sindicato hoje


02/02/2024 - Gisele Pereira e Luciana Araujo
Diretoria ressalta que mudança da postura da administração para custear 70% do plano básico a partir de fevereiro ainda é insuficiente e que vitória da retomada dos valores de dezembro e da isonomia com juízes precisa de participação de todos na greve; presidente do CSJT recebe o Sindicato nesta 6ª.

Servidores protestam em frente à sede do TRT-2, na Rua da Consolação. Foto: Jesus Carlos

Após a presidente do TRT-2 ter comunicado ao Sindicato em audiência durante a paralisação deste dia 31 que em fevereiro o Tribunal retomará o custeio equivalente a 70% do plano básico, a categoria realiza nova assembleia na quarta-feira (7), às 13h, no Fórum Ruy Barbosa, na Barra Funda. A atividade, que ocorrerá de forma híbrida (presencial e on-line), foi deliberada durante o terceiro dia de paralisação. 

Acesse aqui a sala virtual para participar do ato e da assembleia

Com mobilização, CSJT recebe direção do Sintrajud

Nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, às 15 horas, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro Lelio Bentes, vai receber a direção do Sintrajud em audiência para discutir mais uma vez a realidade da Segunda Região diante da redução do auxílio para os servidores.

A luta da categoria já levou a um avanço importante, ainda que insuficiente. Mas a diretoria do Sindicato ressalta que para reconquistar a isonomia e os valores do custeio à saúde praticados pelo Regional em dezembro do ano passado vai ser decisiva a mobilização de todos.

Participação virtual no ato-assembleia. Foto: Jesus Carlos

A diretora Isabella Leal participando do ato-assembleia por meio da sala virtual. Foto: Jesus Carlos

No ato em frente ao TRT ocorrido na última quarta-feira, estiveram presentes servidores da capital, Grande São Paulo, Baixada Santista. Além de colegas das justiças federal e eleitoral da capital e do interior e dirigentes da Fenajufe (a federação da categoria) e da CSP-Conlutas (central sindical à qual o Sintrajud é filiado).

Mobilização cresce. Foto: Jesus Carlos

Luta de todos: trabalhadores em teletrabalho e probatório também fazem greve

O peso da redução em 25% do custeio à assistência médica tem mobilizado servidores de toda a Segunda Região, inclusive aposentados e colegas ainda em estágio probatório. Colegas de várias unidades formaram um comando de greve e vêm percorrendo locais de trabalho.

Um servidor com apenas seis meses no Tribunal defendeu não haver outra forma de manter direitos. “Hoje foi mais um dia importante de greve em que reforçamos a defesa da isonomia na distribuição dos recursos destinados à assistência médica para servidores e juízes”, disse à reportagem

Outra servidora recém chegada ao TRT-2 afirmou ao Sindicato que “é inaceitável o confisco do auxílio e subsídio ao plano de saúde, medida que surpreendeu os novos e antigos servidores. Trata-se de um grave ataque aos nossos direitos, e assim como em outras categorias, só teremos conquistas fortalecendo as nossas mobilizações”, defendeu.

A direção do Sindicato lembra a todos que a greve é um direito constitucional (confira ao final deste texto o vídeo com as orientações jurídicas do advogado César Lignelli, coordenador jurídico da entidade).

Fundador do Sindicato e da Fenajufe e aposentado do TRT-2, Wanderlei Pedro de Oliveira (o Seu Wanderlei) continua incansável, passando em fóruns para conversar com colegas, dialogar com advogados para que apóiem a luta e marcando presença em todos os atos. “Enquanto aposentados, quantos estão impossibilitados de aqui estar? A Baixada Santista é mal servida pela HapVida, então tem que haver uma discussão profunda na questão de salvar vidas, na questão mental”, frisou.

Outro servidor que não divulgaremos o nome relatou o impacto da redução do custeio do plano em sua vida e de sua família. “Após a mudança da tabela, eu imediatamente requisitei a exclusão do plano. No meu contracheque teve um aumento de 131%, passou de R$ 474,00 para R$ 1.107,00 – insustentável”.

Um chamado à luta: ‘Só falta você para a gente vencer!”

A direção do Sindicato ressalta a importância da participação do maior número de servidores possível na assembleia que vai definir os próximos passos da luta da categoria. Durante o ato, o diretor do Sintrajud Ismael Souza lembrou que “se a gente aumentar a mobilização, se a gente ganhar cada colega para a luta nos próximos passos, a gente arranca essa vitória!”

A palavra de ordem dos próximos dias poderia ser definida como “Só falta você para a gente vencer!”. Convide seus colegas. Seja parte dessa conquista.

Confira após o player do vídeo com o dr. César o edital da assembleia.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Sintrajud (@sintrajud)


Edital de Convocação da Assembleia Geral Extraordinária do Sintrajud/SP – 07/02/2024

A Diretoria Executiva do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo – SINTRAJUD, no exercício da competência que lhe confere o art. 37 do Estatuto da Entidade e dentro do prazo conferido pelo artigo 38, §2º, I e §3º do mesmo Estatuto, por meio deste edital, CONVOCA todos(as) os(as) servidores(as) da Justiça Trabalhista da 2ª Região, pertencentes à sua base de representação, para participarem da ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, a realizar-se no dia 07/02/2024 às 13h (treze horas), em primeira convocação e, em segunda convocação, às 13h30 (treze horas e trinta minutos), com qualquer número, para deliberar sobre a pauta abaixo descrita, sendo que as deliberações serão adotadas com aprovação da maioria simples dos presentes, na forma do artigo 40 do Estatuto.

A assembleia realizar-se-á na modalidade HÍBRIDA com o espaço presencial no átrio do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, situado na Avenida Marquês de São Vicente, n.º 235, Barra Funda/SP, sendo o link de acesso para participação on-line o seguinte: https://sintrajud-org-br.zoom.us/j/88422076262?pwd=Ba9oj1i6Fqg4hNqTO4clWiU6shlTXz.1.

Pauta:
AVALIAÇÃO SOBRE A PARALISAÇÃO DOS DIAS 23, 30 e 31/01/2024, BEM COMO DESDOBRAMENTOS DA CAMPANHA PELA MANUTENÇÃO DO VALOR DO AUXÍLIO-SAÚDE E EQUIPARAÇÃO DO BENEFÍCIO AO VALOR PRATICADO AOS MAGISTRADOS;
DELIBERAÇÃO SOBRE GREVE.

São Paulo, 02 de fevereiro de 2024.

Diretoria Executiva Sintrajud/SP

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM