TRT-2: Assembleia dia 21 organiza mobilização contra alta de preço do plano de saúde

16/06/2023 - Luciana Araujo
Serão abordados também os critérios de movimentações de servidores do administrativo para outros setores, e estrangulamento dos serviços públicos pelo 'arcabouço fiscal' em tramitação.

Diante da alta de preços do novo plano de saúde contratado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, o Sintrajud tem realizado reuniões nos locais de trabalho e convoca uma assembleia setorial de todas as unidades da Justiça do Trabalho em São Paulo. A atividade será realizada em modo online, por meio da plataforma Zoom, na próxima quarta-feira (21 de junho), às 19h30.

Clique aqui para acessar a sala virtual da assembleia

A diretoria do Sindicato ressalta que há anos os trabalhadores e trabalhadoras do Regional vêm enfrentando altas dos valores da participação no financiamento dos planos de saúde – em virtude da postura das administrações de não se oporem ao estrangulamento orçamentário – com perda da qualidade de atendimento.

Na transição do contrato da NotreDame para a HapVida (operadora incorporada pela gestora anterior dos planos), a situação piorou, com pouco prazo para adesão e uma elevação de preços destoante da realidade salarial da categoria, sem a devida contrapartida do Tribunal. Na prática, a administração se descompromete com a garantia prevista na Lei 8.122/1990 de assistência em saúde.

Para piorar, a partir de uma interpretação da Resolução 294/2019 do CNJ, os servidores estão pagando mais pelo plano do que os magistrados, o que também configura uma injustiça gritante, que inclusive foi questionada pelo sindicato no processo à (Proad) 54450/2021. A demanda apresentada pelo Sintrajud ainda precisa ser apreciada pelo Pleno do TRT-2.

Na sexta-feira, 16 de junho, haveria uma reunião para discutir o assunto no Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que foi remarcada. O Sindicato também pediu audiências no STF e CNJ, porque o problema orçamentário atinge de todo o Judiciário Federal, como já está se verificando na Justiça Federal.

Por isso, a diretoria do Sintrajud destaca que é fundamental organizar uma forte mobilização para reverter essa situação e conquistar mais verbas para garantir o direito à assistência em saúde, com qualidade e valores razoáveis.

Outros ataques

Na assembleia também serão tratadas propostas de ação frente a outros ataques aos trabalhadores, como o ‘novo arcabouço fiscal’, as alterações de lotação no administrativo e as mudanças no teletrabalho que vão na direção de extinguir o regime.

Assim como na derrota à tentativa do governo Jair Bolsonaro de promover uma ‘reforma’ administrativa cujo sentido era a destruição dos serviços públicos e o aparelhamento do Estado por entes privados (a PEC 32), na conquista da manutenção da creche, no reajuste salarial e nas recentes nomeações, “é apenas com a luta que garantimos direitos ou evitamos a perda deles”, destaca a diretoria do Sintrajud.

*Atualizado em 19/06/2023 às 10h30.