TRF/JF: Servidores fazem novo ato pela revogação da Resolução 514 nesta 5ª, 12

09/05/2022 - Shuellen Peixoto
Manifestação, que terá a participação virtual dos colegas do interior, acontece em frente ao TRF-3, a partir do meio-dia; advogado César Lignelli vai sanar dúvidas sobre as propostas em relação ao teletrabalho em debate na categoria.

Dando continuidade a luta pela revogação da Resolução 514/2022, servidores e servidoras da Justiça Federal na 3ª Região realizam novo ato em frente ao TRF-3 nesta quinta-feira, 12 de maio, a partir do meio-dia.  O protesto acontece de forma híbrida, para garantir a participação dos colegas do interior e que moram em outros estados.

Durante a manifestação o advogado César Lignelli, coordenador do departamento Jurídico do Sintrajud, vai conversar sobre as propostas apresentadas pelos servidores e as iniciativas do Sindicato para que a gestão Marisa Santos revogue a Resolução. Todas as propostas enviadas até esta quarta-feira, 11 de maio, para o e-mail [email protected] serão analisadas pelo departamento jurídico do Sindicato e discutidas com a categoria.

Este será o segundo protesto da categoria contra a Resolução que alterou as regras do teletrabalho e do trabalho remoto de forma unilateral e sem diálogo com trabalhadores. Na última quinta-feira, 5 de maio, centenas de colegas participaram da manifestação em frente ao TRF-3 e na modalidade virtual. A pressão dos manifestantes garantiu que a desembargadora Marisa Santos recebesse representantes do sindicato, que cobraram a revogação da Resolução e abertura de debate com a categoria para discutir qualquer nova regulamentação do teletrabalho. No entanto, não houve recuo e revogação da medida ainda, adiada por 60 dias.

O ato também vai cobrar a revogação da compensação hora a hora imposta ainda na gestão Mairan Maia a servidores que não puderam realizar suas atividades durante o período em que as unidades judiciárias estiveram fechadas ao trabalho presencial. Os colegas ficaram à disposição da administração, que não ofereceu solução para a prestação dos serviços e agora pune os trabalhadores impondo compensações que podem adiar aposentadorias por até cinco anos ou gerar descontos salariais indevidos.

Assim como na última semana, a manifestação acontece de forma híbrida, mas a diretoria do Sintrajud ressalta a importância da participação presencial de todos os colegas que puderem. O Sindicato irá garantir reembolso das passagens individuais de ônibus intermunicipal ou contratação de vans ou microônibus para grupos acima de cinco pessoas. Basta entrar em contato com a secretaria do Sindicato para organizar a participação — (11) 3222-5833, ou falar com Juliana pelo WhatsApp (11) 94559-0005 —, ou com a subsede: (13) 3271-9114, falar com Marcelo.

Os participantes do ato presencial devem estar com o esquema vacinal completo e sem sintomas ou contato com pessoas com covid. Será orientado o uso de máscaras, distribuído álcool gel e respeitado o distanciamento.

A sala virtual para acompanhamento da atividade, que também será transmitida pelo Facebook e YouTube da entidade, pode ser acessada clicando aqui.