Sintrajud terá representação no 1º Encontro Nacional de LGBTQIAPN+ da Fenajufe

07/07/2023 - Niara Aureliano
Em reunião de preparação convocada pelo Sintrajud ao encontro, categoria discutiu propostas contra a LGBTQIA+fobia; representante de SP participará virtualmente do encontro

Servidoras e servidores do Judiciário Federal de São Paulo discutiram propostas para combater a LGBTQIA+fobia e encaminharam a participação da entidade no 1º Encontro Nacional de LGBTQIAPN+ da FENAJUFE, em reunião de preparação ao encontro convocada pelo Sintrajud, no dia 28 de junho. O representante titular pelo Sindicato será o servidor do TRT-2 Filipe Gioielli Mafalda, que participará do encontro nacional através da modalidade virtual. Os diretores do Sindicato e coordenadores da Fenajufe Fabiano dos Santos e Luciana Carneiro também estarão no encontro, que acontecerá nos dias 8 e 9 de julho.

O 1º Encontro Nacional de LGBTQIAPN+ ocorrerá Brasília e garantirá participação em formato híbrido. Servidoras e servidores do Judiciário de todo o país que forem presencialmente ao encontro participarão também da 24ª Parada do Orgulho LGBT de Brasília/DF no domingo, 9 de julho, como parte da programação do encontro promovido pela Fenajufe.

A realização do encontro nacional é deliberação do último Congresso da categoria (11º Congrejufe), ocorrido em abril de 2022. Pela primeira vez a temática será abordada em evento promovido pela Federação e será aberto à participação de todas, todes e todos independente de orientação sexual ou identidade de gênero.

Da reunião também saíram propostas para a construção de espaços no sindicato que promovam discussões sobre a diversidade sexual e de gênero e o combate à violência LGBTfóbica.

Abrindo a reunião, o diretor Fabiano dos Santos resgatou que o Sintrajud foi um dos sindicatos pioneiros para garantir a utilização do nome funcional às pessoas transexuais no Judiciário. “Esse é um debate que é muito caro para o Sintrajud, um dos pioneiros na atuação para a questão do reconhecimento ao nome funcional para pessoas trans. O Sintrajud sempre atuou na questão LGBTQIAPN+”.

E exaltou a iniciativa da Fenajufe. “É uma movimentação importante da nossa Federação porque é um espaço de discussão que raramente é aberto. A gente sabe que as opressões infelizmente se acumulam para se potencializar e criar condições de trabalho muito adversas. Para as mulheres é diferente das condições de trabalho para os homens; para negros e negras em relação às pessoas brancas; e a gente sabe que o mesmo se aplica às pessoas LGBTQIAPN+”, ressaltou Fabiano.

A diretora Luciana Carneiro frisou que o encontro nacional deve acumular debates e propostas para incidir na cúpula do Judiciário quanto à promoção da inclusão. “Os dados estatísticos escondem a população LGBTQIAPN+ que há no Judiciário. Muitos não se declaram, não se identificam nas pesquisas, fazendo com que haja efetivamente uma subnotificação de quantos LGBTs há na categoria. E as administrações não têm política para lidar com essa população. Há um apagamento dentro dos quadros das entidades do Poder Judiciário. É importante que a gente esteja com nosso Sindicato lá [no encontro nacional] para fazer as nossas colocações e cobrar que a federação leve ao CJF, CNJ, para a cúpula do Poder Judiciário [propostas de] políticas permanentes para a população LGBTQIAPN+ do Judiciário Federal”.

O diretor Fabiano dos Santos completou: “Essa é uma discussão que a gente precisa avançar. No âmbito do espaço sindical, cotidianamente, e nos espaços de trabalho. Nunca vi nenhuma campanha no sentido de promover inclusão”, falou. “Nunca vi no âmbito do TRT, onde eu trabalho, pelo menos, [uma campanha] no sentido de promover, esclarecer, tranquilizar as pessoas em relação aos seus direitos, de tratar com tranquilidade o tema”.

O Sintrajud celebra a realização do 1º Encontro Nacional de LGBTQIAPN+ da FENAJUFE e espera o fortalecimento das discussões sobre diversidade sexual e de gênero no próximo período.