Servidores e centrais sindicais realizam atos contra a PEC 32 no Dia da Justiça, 8/12

06/12/2021 - Luciana Araujo
Manifestações estão convocadas pelas 10 centrais sindicais do país, em conjunto com o Fonasefe e campanhas contra a 'reforma'; em SP, ato será na Praça da República às 16h; Sintrajud estará presente também no protesto em Brasília.

Após mais de um ano de luta contra a Proposta de Emenda Constitucional 32/2020, apresentada em setembro do ano passado, as dez centrais sindicais existentes no país, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais (Fonasefe), a Campanha Contra a PEC 32, o Movimento Basta – contra a PEC 32 e centenas de sindicatos convocam para o próximo dia 8 de dezembro (quarta-feira) manifestações em todo o país para barrar o projeto. A data, que marca também o Dia da Justiça, terá protestos que vão denunciar à população os impactos da ‘reforma’ nas vidas das brasileiras e brasileiros, entre eles a redução do atendimento derivada da autorização que a PEC traz para diminuir em até 25% a jornada e os salários dos servidores públicos.

Em São Paulo, o ato terá início às 16 horas na Praça da República, região central da capital. O Sintrajud montará a sua já tradicional tenda de apoio à participação da categoria e outros segmentos de servidores públicos que atuam no Fórum dos Trabalhadores do Setor Público no Estado. Como sempre, serão distribuídos materiais contra a ‘reforma’, máscaras, álcool gel, e orientado o respeito ao distanciamento social. A diretoria do Sindicato convida a categoria a participar do ato.

Esta que já é a 13ª semana de mobilizações na capital federal terá também um ato em Brasília. A concentração terá início às 9 horas, no Espaço do Servidor. Às 14 horas, o protesto será realizado, após uma caminhada, em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados. O Sintrajud estará presente, como em todas as atividades ocorridas nessas treze semanas de luta.

Embora estejam circulando notícias de que os aliados do governo no Congresso Nacional já reconhecem a dificuldade de aprovar a PEC 32, os dirigentes sindicais lembram que o Planalto conseguiu fazer aprovar a PEC 23/2021 (dos Precatórios, apelidada de PEC do Calote) na semana passada. O ministro da Economia, Paulo Guedes, também vem reafirmando em entrevistas que o governo vai tentar assegurar a aprovação da ‘reforma’ administrativa ainda este ano. A própria PEC do Calote recém aprovada vem sendo denunciada como parte do método governista para aprovar sua agenda no Congresso. A emenda constitucional gerada com a PEC 23 abre um crédito de R$ 16 bilhões para as chamadas emendas parlamentares do relator, orçamento secreto que vem sendo denunciado como esquema para compra de votos de parlamentares a projetos impopulares.

Para protestar também contra essa lógica, pilotada na Câmara dos Deputados pelo bolsonarista Arthur Lira (PP-AL), as categorias também vão realizar um protesto em Maceió, cidade natal do presidente da Casa, no sábado (11 de dezembro).