Servidores do PJU e MPU criticam divisão e defendem unidade da categoria

19/10/2020 - Helcio Duarte Filho
Em reunião ampliada da Fenajufe, trabalhadores do país inteiro afirmaram que sindicalistas do Sindjus/DF que pregam a divisão ajudam a quem quer cortar direitos da categoria com a PEC 32.

Servidoras e servidores do Poder Judiciário Federal e do Ministério Público da União reafirmaram a defesa da unidade nacional da categoria para lutar pela preservação de direitos e contra os ataques do governo ou de administrações. Na reunião ampliada da Federação Nacional da categoria, o divisionismo foi criticado e os presentes aprovaram um posicionamento contrário às medidas que a direção do sindicato do Distrito Federal (Sindjus/DF) vem tomando para desfiliar aquela entidade da Fenajufe. O Sintrajud participou da atividade, realizada por videoconferência em 10 de outubro de 2020, com delegação eleita em assembleia.

A diretoria do Sintrajud também emitiu nota sobre o assunto (leia aqui)

A resolução aprovada ressalta que é inaceitável qualquer tentativa de divisão num momento de graves ataques aos servidores e aos serviços públicos – ameaçados pela ‘reforma’ administrativa que o presidente Jair Bolsonaro tenta aprovar no Congresso Nacional. “Neste cenário, atitudes irresponsáveis e individualistas como a da direção do Sindjus/DF, que aprovou sua desfiliação da Fenajufe, servem de munição aos inimigos”, diz o texto.

A deliberação da reunião ampliada (direção executiva da Federação e representantes de sindicatos) também coloca em dúvida a legitimidade da decisão que resultou no encaminhamento da desfiliação. Trabalhadores do Judiciário no Distrito Federal denunciam que o congresso que decidiu pela desfiliação à Fenajufe, em 3 de outubro, foi realizado com restrições de acesso à base e com distorções à representatividade dos locais de trabalho. O fato de uma deliberação de tal impacto ter sido tomada por via remota, em plena pandemia do novo coronavírus, também foi criticado por servidores de Brasília nas últimas semanas.

Outro aspecto ressaltado durante a reunião ampliada é o resultado de uma assembleia anterior do sindicato no Distrito Federal que deliberou por expressiva maioria dos votos pela manutenção da filiação à federação. Ocorre que a assembleia, pelo estatuto do Sindjus-DF, é uma instância deliberativa acima do congresso da categoria.