Servidores aprovam paralisação de duas horas contra o desmonte da JT


17/08/2017 - Shuellen Peixoto

Foto: Claudio Cammarota

Os servidores do TRT vão paralisar as atividades durante duas horas no dia 30 de agosto contra o desmonte da Justiça do Trabalho. Essa foi a deliberação da assembleia que aconteceu na tarde desta quinta-feira, 17, no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa. No mesmo dia os servidores do TRF, JF e JEF também farão uma paralisação de duas horas (veja matéria aqui).

O conjunto de ataques e reformas do Governo Temer e do Congresso Nacional contra os servidores públicos foi destacado pelos servidores durante a assembleia.  Na opinião da categoria, no Judiciário, Temer tem o apoio dos presidentes dos tribunais superiores para implementar seu projeto, com precarização das condições de trabalho, cortes orçamentários e congelamento de benefícios e de nomeações, cujos efeitos são sentidos pelos servidores.

“Para garantir a política de ajuste fiscal, o Governo está aplicando medidas como um rolo compressor contra os servidores públicos e a cúpula do Judiciário está muito alinhada com esse projeto”, afirmou Tarcísio Ferreira, servidor do TRT e diretor do Sintrajud.

O indicativo de greve unificada do funcionalismo público no dia 14 de setembro e os próximos passos da mobilização serão discutidos na assembleia que será no dia 30 de agosto.

Plano de saúde

A discussão sobre o plano de saúde também foi pauta da assembleia. No TRT, as mensalidades do plano da NotreDame estão quase 30%  mais caras e o contrato com a operadora vence no ano que vem. De acordo com a administração, uma nova licitação deve ocorrer em breve.

Além da necessidade de acompanhar as discussões para um próximo plano, os servidores destacaram a necessidade de travar uma grande luta por mais recursos para o custeio da saúde. “Somos parte de uma categoria forte e que pode se mobilizar, vamos mostrar nossa força para exigir mais verbas para saúde e defender nossos direitos”, afirmou Leda Caiana, servidora do TRT.

O Sintrajud está formando uma comissão para analisar e discutir os planos de saúde dos tribunais. Servidores interessados em participar do grupo podem entrar em contato com o Sindicato.

Luta contra o desvio de função dos oficiais de justiça

Os oficiais de justiça aprovaram a continuidade do estado de greve contra o Ato GP/CR nº 05/2017, que pretende retirar os oficiais das centrais de mandados e alocá-los nas varas.

Apesar de haver circulado a informação de que a medida passaria a ser implementada a partir do dia 18/8, até o momento da assembleia ainda não havia determinação oficial de relotação de oficiais. Por esse motivo, ficou deliberado que uma nova assembleia seria convocada caso o tribunal adote alguma providência em relação a isso, nesta sexta ou na próxima semana.

No início desta noite, o TRT publicou notícia informando que a lotação dos oficiais nas varas deve começar a partir da próxima semana. Por esse motivo, nova assembleia está sendo convocada para esta sexta-feira, 18, às 13 horas, no Fórum Ruy Barbosa.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM