Reunião nesta quarta, 28/6, organiza participação no 1º Encontro Nacional de LGBTQIAPN+ da Fenajufe

27/06/2023 - Niara Aureliano
Reunião virtual convocada pelo Sintrajud acontece a partir das 19h30; encontro nacional ocorrerá nos dias 8 e 9 de julho.

O Sintrajud convida a categoria para participar nesta quarta, 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, da reunião virtual de preparação do 1º Encontro Nacional de LGBTQIAPN+ da FENAJUFE. A atividade terá início às 19h30 e pode ser acessada clicando aqui. Os participantes elegerão até dois (2) representantes titulares e dois (2) suplentes de cada ramo do Judiciário ao Encontro Nacional.

O 1º Encontro Nacional de LGBTQIAPN+ acontecerá nos dias 8 e 9 de julho em Brasília, e garantirá participação em formato híbrido. A realização do evento é deliberação do último Congresso da categoria (11º Congrejufe), ocorrido em abril de 2022. Pela primeira vez a temática será abordada em evento promovido pela Federação. O Encontro Nacional será aberto à participação de todas, todes e todos independente de orientação sexual ou identidade de gênero.

A atual diretoria do Sintrajud avalia que o evento será uma oportunidade para promover o debate relacionado à diversidade de gênero e sexualidade, além de buscar avançar no respeito à igualdade e garantia de direitos. O Sintrajud rejeita e atua contra a opressão LGBTfóbica, que caracteriza como ferramenta utilizada para dividir a classe trabalhadora. Junto a sindicatos de base de todo o país, servidoras e servidores do Judiciário e do Ministério Público da União discutirão os desafios de cada segmento da população LGBTQIAPN+.

O diretor do Sindicato Fabiano dos Santos reafirma a importância do combate às opressões para a atual diretoria do Sintrajud. “A gente sabe que a discriminação existe, inclusive no espaço de trabalho. Para as pessoas LGBTQIAPN+, essa é a condição de vida e é indissociável do espaço de trabalho, então tem uma importância gigantesca para o nosso Sindicato e para a nossa construção sindical”, demarcou.

Fabiano relembra ainda que discussões coletivas, como as que o Encontro Nacional de LGTQIAPN+ da Fenajufe propõe, agem no sentido de promover uma cultura de mais respeito à diversidade e com maior inclusão. “Esse é um espaço para organizar as pautas desse setor oprimido. A reunião de preparação será um importante começo no debate de propostas, para que a gente possa contribuir com a construção nacional que está sendo organizada pela Fenajufe. Queremos fazer com que esses sejam espaços qualificados, que discutam de verdade a nossa participação nos ambientes de trabalho, com toda dignidade, com respeito aos nossos direitos, como todos os servidores e servidoras”, finalizou.

A reunião de preparação convocada pelo Sintrajud também aprovará propostas a serem encaminhadas ao encontro nacional. As propostas e inscrição dos representantes devem ser enviadas até o dia 3 de julho à Fenajufe.

O Dossiê de Mortes e Violências contra LGBTI+ no Brasil, publicado em maio de 2023, aponta que 273 pessoas LGBTQIAPN+ foram vítimas de mortes violentas no país em 2022. Destas, 228 foram assassinatos, 30 suicídios e 15 mortes violentas por outras causas. É assim que o Brasil segue amargando a liderança entre os países que mais matam esse segmento da população, há pelo menos 14 anos. O dossiê foi organizado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT) e a organização Acontece Arte e Política LGBTI+. Travestis e mulheres transexuais negras são as principais vítimas de mortes violentas por ódio.