Nova diretoria é empossada e reforça importância da unidade classista diante dos ataques


22/08/2023 - Giselle Pereira
A chapa Sintrajud Independente e de Luta - Sempre em frente assumiu o mandato para o triênio 2023-2026 nesta segunda-feira, 21 de agosto.

Da esq. à direita, de pé: Marcos Trombeta, Beatriz Melquiades e Patrícia Aguiar, Fábio Rodrigues, Marinilda Dias, Anna Karenina, Ciro Manzano, Ana Luiza Figueiredo, Maurício Rezzani, Ana Poço, Rosana Nanartonis, Cléber Aguiar, Camila Gradin e Lynira Sardinha. Agachados: Melqui, Jorge Costa, Lutemberg de Souza e Ismael Souza (Fotos: Gero Rodrigues). Demais integrantes participaram virtualmente da cerimônia de posse.

Assinado o termo de posse pelos novos membros da direção executiva e conselho fiscal em solenidade conduzida pela comissão eleitoral, a nova gestão que estará à frente do Sintrajud até 2026 reforçou a defesa das bandeiras históricas de luta da categoria do Judiciário Federal e demais trabalhadores, reafirmou a independência frente às administrações e ao governo. A cerimônia aconteceu no auditório da entidade, com transmissão pelo Facebook e YouTube.

Confira a galeria de fotos da posse

Servidoras e servidores participaram do evento, que contou ainda com a presença de representantes de diversas entidades parceiras.

As conselheiras fiscais eleitas — Beatriz Melquiades, servidora da Justiça Federal; Ester Nogueira de Farias, oficial de justiça aposentada da JF e Patrícia Aguiar Santana, da JF/Presidente Prudente — também tomaram posse.

Assista aqui à íntegra da cerimônia de posse da diretoria executiva e conselho fiscal gestão 2023-2026

Anna Karenina, servidora da JF-Presidente Prudente e membra da chapa eleita.

A abertura da cerimônia foi conduzida por Anna Karenina, servidora da JF-Presidente Prudente e membra da chapa eleita. Na diretoria que se encerrou Anna cumpriu o mandato como uma das coordenadoras executivas, e agora ocupa a coordenação geral. A diretora agradeceu a participação de todos os colegas que ajudaram a construir a democracia sindical. “Assumimos com o compromisso de dar sequência a uma história de independência, coragem e luta pelos interesses da classe trabalhadora”, disse, saudando aos membros da comissão eleitoral pela condução imparcial e transparente de todo o processo; e ainda a diretoria anterior pelo empenho.

Fabiano dos Santos saúda a categoria durante posse. Foto: Gero Rodrigues

Fabiano dos Santos, que encerrou seu mandato no Sindicato, representou a Federação Nacional (Fenajufe) e a CSP-Conlutas, e demonstrou alegria em ver o auditório cheio. “A direção de hoje toma posse com condições de conduzir o processo de luta e mobilização da nossa categoria, unificando a classe em torno de pautas centrais”.

Conheça aqui todas e todos os integrantes da diretoria executiva 2020-2023

Presidente da comissão eleitoral, Martha Raiher Pellegrino, empossa a nova gestão.

Em seguida a presidente da comissão eleitoral, Martha Raiher Pellegrino (Justiça Federal), agradeceu a todas e todos que participaram do pleito, conduzido de forma transparente, e também elogiou o trabalho dos outros membros da comissão eleita em assembleia da categoria: Fausta Camilo Fernandes (aposentada da JF) e Adão Sérgio de Souza (TRT-2).

“Dada a posse, desejamos muita sorte e união para que a gente consiga avançar na luta em defesa da categoria”, finalizou Martha. Assim, a comissão encerrou seus trabalhos na cerimônia que empossou o novo corpo diretivo do Sindicato e passou a palavra ao plenário.

E o primeiro a fazer uso do microfone foi diretor recém-empossado Lutemberg de Souza (TRE) fundador do Sindicato. De 1995 para cá a entidade desenvolveu manifestações voltadas para a melhoria salarial e das condições de trabalho. Dentre as principais conquistas, Lutemberg lembrou o Plano de Cargos e Salários e suas duas revisões (PCS 2 e 3).

Emocionado, “Melqui” assina a ata de posse. Foto: Gero Rodrigues

Antônio Melquíades, que retorna à diretoria executiva, frisou que o Sindicato segue fazendo intervenções junto às administrações e aos governos em defesa do coletivo, contando para isso com o trabalho do jurídico do sindicato, bem como com os demais funcionários que dão suporte cotidiano às gestões. Lembrou a realização de manifestações como a dos 100 mil em Brasília e outras ações de luta. “O sindicato é fundamental para a manutenção das nossas conquistas e para que avancemos em novas”, salientou ‘Melqui’, como é carinhosamente conhecido.

Outros colegas também fizeram falas que destacaram a importância da união de um grupo formado por pessoas com graus de experiência variadas na atuação sindical, o que tende a fortalece as novas gestões. Reafirmaram ainda o caráter classista e de luta do Sintrajud defendido pelos antecessores e referendado pelo grupo empossado, que destacou a relevância da sindicalização.

O ex-diretor do Sintrajud Henrique Sales defende a unidade classista.

Henrique Sales, que fez parte das duas últimas gestões do Sindicato, definiu o êxito na campanha eleitoral em dois pontos principais: a história de luta e a capilaridade do grupo que esteve construindo a entidade. Ele elogiou, mais uma vez, a categoria pela participação no processo democrático, agradeceu as entidades parceiras que apoiaram um projeto independente de governos e administrações, num processo acirrado, dentre as quais destacou o Sinsprev, que carinhosamente chamou de entidade “irmã”.

Thaíze Antunes, representante do Sinsprev parabeniza o Sintrajud pela atuação em defesa da categoria.

Entidades parceiras

Participaram da cerimônia de posse representantes da CSP-Conlutas, central à qual o Sintrajud é filiado; e de sindicatos como o Sindsef (servidores do Poder Executivo em São Paulo), Sindjesp (servidores do TJSP), Metroviários, do movimento por moradia Luta Popular, da Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo (Adusp) e do Sindicato dos Trabalhadores da mesma instituição (Sintusp), do Sindicato dos Servidores do MPU (SindMPU), da Comissão da Diversidade sexual e de gênero – OAB Seccional/SP e da Unidade Classista (corrente sindical do Partido Comunista Brasileiro).

Rosana Nanartonis (TRE/Aposentada) assume pela primeira vez cargo na diretoria do Sintrajud.

Participação das mulheres é destacada durante posse

Ao final, já empossada, a diretora Anna Karenina, citou os desafios da participação das mulheres no espaço sindical. “Há alguns anos me convidaram para participar do Sindicato, mas eu disse que era dos bastidores”. Contou que se sentia insegura para ocupar um espaço formado majoritariamente por homens. “Depois de três anos de um primeiro mandato em que aprendi muito estou aqui, assumindo uma nova gestão. Saí dos bastidores, me juntei aos meus colegas na luta contra a PEC 32 em Brasília e em São Paulo, dialoguei com ministros e contribuí com diversas outras mobilizações como contra o assédio moral e sexual”, lembrou emocionada, salientando para as mulheres que é preciso assumir o protagonismo. Anna convidou as companheiras que ainda não estão no movimento sindical a se somarem à luta.

Homenagem à gestão que se encerra

Durante a cerimônia foi exibida uma homenagem à gestão que findou neste dia 20 de agosto. Assista ao vídeo no player abaixo:

Assembleias vão discutir reajuste, ‘saúde’ e delegação à CSP-Conlutas

Na oportunidade, Fabiano dos Santos informou as atividades da semana, como a assembleia desta terça, que será realizada via plataforma Zoom, às 19h30 e a assembleia setorial do TRF-3 nesta quarta, 23, em frente ao Tribunal, na Av. paulista, às 13h.

As atividades irão tratar de pautas fundamentais para a categoria que envolvem a antecipação para fevereiro de 2024 do pagamento da última parcela da recomposição salarial estabelecida com a Lei 14.523/2023, custeio do plano de saúde e luta contra o assédio moral. A assembleia geral também vai eleger a delegação para o 5º Congresso da CSP-Conlutas. É fundamental a ampla participação das servidoras e servidores para discutir os rumos das mobilizações sobre essas e outras pautas.

 

Categoria, funcionários do Sindicato e convidados celebram posse da nova gestão.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM