Nota da coordenação do Coletivo de Mulheres sobre publicação da Aojustra

07/03/2024 - Redação

A coordenação do Coletivo de Mulheres do Sintrajud – Mara Helena dos Reis notificou a diretoria da Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais da Justiça do Trabalho da 2ª Região em razão de uma publicação sobre evento promovido pelo Coletivo e o Sindicato, com uso da arte produzida pela comunicação do Sintrajud recortada de modo que toda a identificação do Coletivo e da entidade foram apagadas na capa do site e no topo da notícia. No texto da publicação a Associação também não menciona o Coletivo. No conjunto, a notícia faz parecer que a associação é a entidade promotora do evento, ainda que no rodapé da matéria tenham reproduzido a arte na íntegra.

Confira abaixo a nota encaminhada pelas coordenadoras à Associação:

À diretoria da AOJUSTRA,

Em relação à divulgação de evento promovido pelo Coletivo de Mulheres no próximo sábado (9 de março), cuja divulgação foi reproduzida na página desta entidade, lamentavelmente com o apagamento do logo do Coletivo e das mídias do Sindicato que representa toda a nossa categoria, vimos por meio desta ressaltar que:

1 – O Coletivo de Mulheres do Sintrajud Mara Helena dos Reis é uma organização democrática e atuante na organização das mulheres, na luta feminista e classista no Judiciário Federal. Realizamos diversas atividades, como rodas de conversas, eventos de formação política, debates, atos, e sempre nos somamos nas lutas gerais das mulheres trabalhadoras.

2 – Como programação permanente de nossa organização, todo mês de março organizamos diversas atividades para reforçar a luta contra o patriarcado, e temos um espaço agregador e de acolhimento em nosso Coletivo, aberto a todas as mulheres, independente da opinião que professem e a que grupos de atuação política na categoria estejam vinculadas.

3 – Todas as nossas atividades podem ser divulgadas por meio da reprodução integral de nossas artes e matérias por outros coletivos e organizações, citando as fontes e entidades envolvidas, isso ajuda a aumentar a capilaridade de nossos eventos. Situações que são muito diferentes do que nos deparamos ao tomar conhecimento da repercussão da atividade acima referida, publicada no site da Associação hoje (06/03). A forma como se omitiu o Sintrajud da arte produzida pelo Sindicato e que aparece para todas as pessoas que recebem a postagem, independentemente da leitura do texto, é uma evidente demonstração de desrespeito e tentativa de apropriação.

4 – Na publicação da AOJUSTRA, foi feito um corte no card produzido pelos profissionais de comunicação de nosso Sindicato, em conjunto com integrantes do Coletivo de Mulheres, para excluir justamente a parte que continha a logomarca da nossa organização. Situação inadmissível sob os aspectos políticos e de comunicação.

5 – Ao ser questionada, a referida Associação limitou-se a encaminhar um informe reputando o erro a um “padrão do site” que não poderia ser alterado. Mas sabemos que trata-se de uma forma de desrespeito às mulheres que organizam esse Coletivo diariamente e também retrata um desrespeito à luta das mulheres, pois faz parte do histórico de opressões que sofremos o apagamento de nossos nomes e das organizações que construímos. E o texto também não menciona o Coletivo.

Por isso, na expectativa de ver sanado o mal estar causado e corrigir efetivamente o erro (considerando que todos são passíveis de errar), notificamos a AOJUSTRA e aguardamos retificação da publicação, em respeito às pessoas envolvidas e a todas as mulheres da categoria.

São Paulo, 06 de março de 2024.

Coordenação do Coletivo de Mulheres Mara Helena dos Reis