Live nesta terça debate os desafios para a carreira num período de desmonte dos serviços públicos

02/08/2021 - Luciana Araujo
Atividade terá início às 18h, com a presença do ex-dirigente do Sintrajud e da Fenajufe Démerson Dias e do economista Washington Moura, com transmissão pelo Facebook e o YouTube.

Em meio à rearticulação do Fórum Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do Poder Judiciário, espaço conquistado pela categoria por meio da atuação das suas entidades representativas, o Sintrajud realiza nesta terça-feira (3 de agosto), às 18h, mais uma transmissão ao vivo para debater o tema. A 62ª live do Sindicato trará à discussão “A defesa da carreira contra o desmonte do serviço público”, com a participação do servidor do TRE Démerson Dias, ex-diretor da entidade e da Fenajufe, e do assessor econômico Washington Moura Lima. A mediação será feita pelo diretor Tarcisio Ferreira.

Nas reuniões já realizadas no Fórum, acumulou-se a importância de buscar aproveitar uma janela orçamentária dentro da legislação altamente restritiva para tentar reduzir as perdas acumuladas pela categoria decorrentes da inflação. A necessidade de preservação de direitos, como a VPNI dos oficiais de justiça e reenquadramento dos auxiliares, são outros temas candentes.

Discussão de longa data e com muito acúmulo na categoria, a valorização da carreira judiciária tem hoje como principais entraves o estrangulamento orçamentário imposto com a Emenda Constitucional 95 (do teto de gastos), promulgada em 2016. No entanto, a postura da cúpula do Judiciário também tem dificultado avanços e facilitado a retirada de direitos, diante da unidade das administrações na defesa do “fazer mais com menos”, reestruturações produtivistas da organização judiciária e legitimação das políticas como as ‘reformas’ da Previdência e o congelamento salarial por parte do Supremo Tribunal Federal.

As lives são a iniciativa do Sintrajud desde o início da pandemia para manter a organização da categoria, promover e aprofundar discussões sobre temas de interesse da categoria. São o momento da troca de opiniões, esclarecimento de dúvidas e formulação de políticas a serem levadas aos fóruns da categoria. Acompanhe pelo Facebook, pelo YouTube ou aqui pelo site e compartilhe o link com seus colegas.