Inscrições para o 9º Congresso do Sintrajud vão até dia 14 de abril

04/04/2023 - Shuellen Peixoto
Evento será realizado entre 4 e 7 de maio e já tem palestrantes confirmados.

As inscrições para o 9º Congresso do Sintrajud estão abertas até o dia 14 de abril (sexta-feira). O evento acontece entre os dias 4 a 7 de maio em Atibaia, e será o momento de definir os rumos da entidade e o plano de lutas dos servidores e servidoras do Judiciário Federal em São Paulo para os próximos três anos.

Em 2020, o Congresso deixou de ser realizado devido ao isolamento social imposto pela pandemia de covid-19.

Este ano os debates serão concentrados nos temas conjuntura, combate a opressões e ao assédio, mudanças no mundo do trabalho e plano de carreira para servidores do Judiciário Federal. Entre os palestrantes convidados estão: Maria Lúcia Fatorelli, coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida Pública, Plínio de Arruda Sampaio Junior, professor da Unicamp, Vera Lucia, candidata à presidência da República em 2022, Virgínia Fontes, docente na Universidade Federal Fluminense, Ricardo Festi, da Universidade de Brasília (UNB), Demérson Dias, servidor do TRE, entre outros.

Os critérios para inscrição dos(as) delegados(as) e observadores são os que foram aprovados na assembleia geral do dia 8 de fevereiro de 2020.

Para participar como delegado ou delegada, basta estar filiado ao Sintrajud, estar quite com o pagamento das mensalidades do Sindicato e não ter sofrido punição prevista no Estatuto.

Confira os critérios de participação, conforme edital publicado no dia 3 de março neste site.

Prazos

As inscrições para participar do 9º Congresso vão de 20 de março a 14 de abril.

Inscreva-se aqui.

Nos locais onde o número de inscritos for superior ao limite de representantes previsto no regimento, serão realizadas assembleias na semana de 24 a 28 de abril.

Número de delegados (as)

Os delegados e delegadas representam seus locais de trabalho na seguinte proporção:

Locais com até 15 servidores – pode participar 1 delegado, exceto os cartórios eleitorais, que terão a proporção definida de acordo com a região.

Locais com até 300 servidores – um delegado a cada 15 colegas lotados na base.

Locais com mais de 300 servidores – além do critério anterior, a partir do 301º servidor, a unidade terá direito a mais 1 delegado para cada proporção de 300 pessoas na base, e mais 1 delegado em caso de fração igual ou superior a 100 pessoas na base.

O critério é válido também para aposentados e pensionistas, considerando sua totalidade.

Contribuições e teses

Todo servidor poderá enviar contribuições sobre os temas do Congresso até o dia 21 de abril (sexta-feira), para o e-mail <[email protected]>. As contribuições podem ser sobre: conjuntura geral, condições de trabalho e reorganização produtiva, desenvolvimento de carreira e política salarial, combate às opressões, balanço e organização sindical, além de plano de lutas e campanhas específicas.

As contribuições enviadas no prazo serão publicadas para todos participantes do Congresso.

As contribuições devem obedecer à seguinte normatização:

As teses gerais, que abordem todo o temário do congresso, devem ter até 28 mil caracteres. As teses parciais devem ter até 7 mil caracteres. Nos dois casos, contados os espaços e descontadas as assinaturas.

Os textos devem ser enviados já revisados e com título, linha fina (resumo em até três linhas do conteúdo), subtítulos e assinaturas. Não serão publicados textos que contenham manifestações racistas, machistas, homofóbicas, de intolerância religiosa ou outras vedadas pelos artigos 4º e 5º, inciso XLII da Constituição Federal e pela Lei 7716/89.

– Texto em formato Word (.doc ou .docx);

– Fonte ‘Times New Roman’, tamanho 12;

– Títulos em negrito, tamanho 20;

– Subtítulos em negrito, tamanho 16;

– Todos os parágrafos devem ser numerados e o espaçamento entre as linhas deve ser simples.